Com o avanço da vacinação em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, a prefeitura do município anunciou nesta terça-feira (14) o programa Novo Normal Niterói que tem como objetivo orientar a cidade com diferentes regras para os próximos meses de pandemia. O plano tem três fases e uma série de medidas a serem cumpridas até janeiro de 2022.
Uma das regras apresentadas no projeto é a exigência de um passaporte vacinal para a entrada em ambientes de convivência pública. O município do Rio de Janeiro também adotou essa medida para lugares como cinemas, academias e teatros. A ideia é colocar em prática essa ação a partir de outubro, quando começa a fase 1 do programa.
A reabertura das praias sem restrição de horário e o uso facultativo de máscara em determinadas situações também estão em pauta nesse novo projeto. A previsão é que elas sejam aplicadas na fase 2, em novembro. Todas as medidas podem ser revistas. Boates, pubs e casas noturnas também entram nesta etapa. A expectativa é de que o esquema vacinal de adultos já esteja próximo de 100% da população niteroiense.
A suspensão completa do uso de máscaras está prevista para iniciar em janeiro de 2022 na fase 3.