Band Rio

Nova frente fria aumenta necessidade por doações

A maior necessidade é de roupas e calçados para bebês e crianças de ate três anos

Natashi Franco

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Frente Fria aumenta demanda por doações pra moradores de rua
Divulgação

Com a chegada de uma nova frente fria, que deve se estender até a próxima semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a Secretaria de Assistência Social (SMAS) intensifica a Campanha de Agasalho 2022 e pede a colaboração de toda a sociedade com doações para pessoas em situação de rua e acolhidos em abrigos da Prefeitura do Rio. Até o momento, já foram arrecadadas 2,2 toneladas, entre roupas de frio, calçados e cobertores. As doações são para todas as faixas de idade, mas a maior necessidade é de itens para bebês e crianças até três anos. A Campanha continuará aberta até o fim de agosto ou enquanto os termômetros indicarem temperaturas baixas.

“A Secretaria está sempre atenta a população de rua e acolhidos, principalmente nesse inverno, quando os termômetros despencaram indicando temperaturas em torno de 10 graus. A demanda tem sido muito grande e contamos com a solidariedade de todos para que essas pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade possam ser atendidas. Além disso, estamos intensificando as ações de abordagens noturnas nas ruas da cidade”, enfatiza Maria Domingas Pucú, secretária municipal de Assistência Social.

Habitualmente, o número médio diário de atendimentos da Assistência Social é de 300 pessoas em situação de rua. Nesses 180 dias, as equipes chegaram a atender quase 600 pessoas por dia. Foi um total de 37.982 atendimentos e 5.409 acolhimentos em abrigos da Prefeitura, em vários pontos da cidade. Além da distribuição de 13.380 refeições.

Tanto a Campanha do Agasalho 2022, como a operação especial de acolhimento de população em situação de rua por causa do frio intenso, foram antecipadas este ano pela SMAS. Das 19h às 7h, a Casa Social de Cáritas, está acolhendo pessoas em situação de rua acompanhadas pelo CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) Janete Clair, no Méier. São 20 vagas para pernoite, com oferta de jantar, itens de higiene, acesso a banho, roupas limpas, e café da manhã. Com possibilidade desses acolhidos entrarem em cursos de qualificação profissional oferecidos pela entidade.

O NorteShopping, desde o dia 10 de agosto ja acolheu 70 pessoas e quatro serão contratadas por empresas terceirizadas de limpeza e segurança do próprio shopping. 

A Secretaria tem hoje um total de 2.600 vagas nas redes pública e conveniada, em 53 unidades de acolhimento. Nesse período serão 2.814 vagas.

Funcionam 24 horas, o CREAS Zilda Arns Neumann, em Campo Grande, e o Centro POP Bárbara Calazans, no Centro, além de peças de combate ao frio, esses pontos oferecem alimentação e água.

Pontos de doação

Todos os CREAS são pontos de arrecadação para doações. A Mobi-Rio também disponibiliza caixas coletoras de agasalhos nas estações Marechal Fontenelle (Transolímpica) e Taquara.

Outros parceiros da sociedade civil também estão recebendo doações: Rio Scenarium (Rua do Lavradio, 20, Centro), SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio - Praça Olavo Bilac, 28, 17. andar), e Mercado São Sebastião (Rua do Arroz, 90, Penha Circular).

Mais informações pelo 1746 ou 2976-1526.

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.