Band Rio

Novo posto de testagem para a Covid começa a funcionar amanhã (27), no Maracanã

O megacentro de testagem terá capacidade de realizar 5 mil testes por dia

Felipe de Moura (sob supervisão de Beatriz Duncan)

Novo ponto de testagem para Covid vai ser inaugurado nesta quinta (27)
Novo ponto de testagem para Covid vai ser inaugurado nesta quinta (27)
Divulgação/ Governo do Rio

O Governo do Rio vai abrir um megacentro de testagem para o coronavírus nesta quinta-feira (27), no Maracanã, Zona Norte do Rio. O ponto vai ter capacidade de testar 5 mil pessoas por dia, podendo ser ampliado para 6 mil testes diários.

Para fazer o exame, é necessário fazer o agendamento online pelo site do governo. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A entrada será pelo portão 9 e o estacionamento no portão 11 do estádio.

"É ótimo ter um centro de testagem tão perto de casa, sabemos por experiências de outros países, como China ou Nova Zelândia, que tão importantes quanto as medidas profiláticas (máscara, higiene, etc) são os mecanismos de testagem, que desde o início da pandemia foram problemáticos no Brasil. Para saber o tamanho do problema e suas características, é necessário testar em massa. Fico feliz que o Rio esteja avançando nessa empreitada”, comentou o jornalista e morador da Tijuca, Gabriel Soares.

Com a abertura do centro do Maracanã, o posto do Estádio Atletismo Célio de Barros será desmobilizado.

“Estamos trabalho duro para atender da melhor forma a população. É importante que as pessoas se testem e cumpram o período de isolamento”, disse o governador Cláudio Castro.

Com a chegada da variante Ômicron, o número de casos de Covid-19 no município do Rio cresce exponencialmente. Só nesse mês de janeiro, mais de 207 mil casos foram confirmados. Em termos de comparação, durante todo o ano de 2021, 293 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus.

“Deve ser muito divulgado para que muitos testem. As pessoas devem ser orientadas sobre máscara, lavagem de mãos. E que a testagem consiga trazer retardatários e pessoas que não se vacinaram. Se um grande posto de testagem conseguir também educar e levar mais gente, vai ser ótimo. Um centro no Maracanã teria que ser algo mais”, relatou a psicóloga e moradora de região, Nádia Ribeiro.