Uma oficina mecânica foi interditada pela polícia em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (20). O local aplicava golpes em clientes que procuravam aproveitar uma promoção de troca de pneus.
As investigações mostraram que os responsáveis pela oficina quebravam peças ou inventavam problemas nos veículos para que o valor do serviço aumentasse. Na última sexta-feira (17), seis mandados de busca e apreensão já haviam sido cumpridos em endereços ligados aos donos do local.
Os alvos da operação policial eram Bruno Soares Pereira e Erico Duarte Soares, donos da empresa “World Pneus”, e Cláudio Ferreira Garcia, gerente da loja. Eles eram responsáveis pela oficina e agiam sempre utilizando a mesma dinâmica de fraudes. O grupo danificava peças dos veículos dos clientes e forçava uma troca dos equipamentos ou cobrava por serviços desnecessários e não realizados.
A loja atraía clientes anunciando uma promoção de troca de pneus com preços abaixo da média do mercado. Quando chegavam na loja, os donos dos carros eram coagidos a fazer outros serviços mais caros, sendo eles desnecessários ou não solicitados.
“Eu botei meu carro aqui tem dois meses. Eu coloquei na promoção que era 500 reais cada pneu. Quando subiram meu carro, falaram que a roda estava empinada. Aí de R$2 mil, eu acabei pagando R$ 2 mil e seiscentos”, contou um cliente lesado pelos responsáveis da oficina.
Relatos dos clientes lesados mostram que as peças dos veículos eram trocadas sem autorização dos donos e os carros não eram liberados até o pagamento do serviço. Em outros casos, os clientes diziam ouvir barulhos de marteladas e depois eram informados que o problema havia sido resolvido, mas não viam as peças retiradas ou danificadas. Uma perícia foi feita e indicou que algumas peças indicadas nas notas de serviço nem eram trocadas.
“Como é que eu imaginar que ia chegar em um ponto de eles me falaram que o serviço era 16 mil reais. Se meu carro vale 13 mil, é muito. Eles fizeram isso aqui, se é que isso tudo é verdade, eu tenho minhas dúvidas, mas eles começaram a falar tem que pagar e eu dei o dinheiro, mas todo taxista que eu pego eu falo para não ir na World Pneu”, relatou outro cliente da oficina.
Entre os itens apreendidos, estava um manual que dava instruções de como aplicar os golpes. A investigação busca obter mais provas das fraudes e a relação dos mecânicos que trabalhavam na empresa. Os donos alegam que não assinavam carteira dos funcionários e sequer tem o contato dessas pessoas.
Em uma plataforma virtual de reclamações sobre serviços e empresas, dezenas de pessoas deixaram reclamações relatando o mesmo modo de agir dos funcionários da empresa. Cinco clientes lesados já prestaram depoimento e os investigadores solicitam que outras vítimas do grupo registrem ocorrência na Delegacia da Polícia de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco