Band Rio

Operação investiga corrupção na área da saúde em Arraial do Cabo

Amanda Martins

Divulgação/Polícia Civil

A Policia Civil tenta cumprir 12 mandados de busca e apreensão em cinco cidades contra desvios e fraude na Saúde de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, nesta segunda-feira (9).Segundo as investigações, uma das empresas recebeu verbas públicas por mais de um ano, mesmo sem ter contrato assinado com a Prefeitura.

A Operação “No Fio do Bigode" é uma referência à celebração de contrato de boca. Os mandados são cumpridos na capital do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Búzios, Saquarema e São José de Ubá.

Policiais civis de sete delegacias do Departamento Geral de Polícia do Interior estão no Hospital Geral de Arraial do Cabo, Hospital de Búzios e em endereços de empresas e de residências dos investigados, entre eles, uma fazenda.

Entre os alvos está o ex-secretário de Saúde de Arraial do Cabo, Antônio Carlos de Oliveira, conhecido como Kafuru, que deixou o cargo há cinco meses.

A ação faz parte de uma investigação que apura fraudes em licitação, irregularidades na contratação, por parte da Prefeitura de Arraial do Cabo, de dois laboratórios de análises clínicas, cobrança por exames que nunca foram feitos e falta de assistência à população.

Juntas, as empresas investigadas, que pertencem aos mesmos donos, receberam da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos quatro anos, mais de R$ 6 milhões.

Os investigadores, que trabalham no caso há seis meses, descobriram que uma delas recebeu dos cofres públicos, durante um ano e meio, cerca de R$ 2,5 milhões, apenas através de um acordo de boca, sem ter qualquer tipo de contrato firmado com a Prefeitura.