Band Rio de Janeiro

Petrópolis: 217 pessoas morreram e 30 seguem desaparecidas

As buscas continuam em áreas onde há suspeita de desaparecidos, como no Morro da Oficina

Felipe de Moura (sob supervisão de Natashi Franco)

Petrópolis ainda tenta se reerguer depois da tragédia TV Brasil
TV Brasil

O temporal que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no dia 15 de fevereiro, já deixou mais de 217 mortos, sendo 128 mulheres e 89 homens. Desses, 42 são menores. As buscas do Corpo de Bombeiros e voluntários seguem por 30 desaparecidos. Sem chuva nos últimos dois dias em Petrópolis, as buscas avançaram para locais que não tinham sido acessados anteriormente. As áreas mais atingidas, como o Morro do Oficina e a Chácara Flora, estão sendo o foco das equipes neste momento.

A cidade ainda tenta se reeguer em meio aos estragos. Um levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) apontou que o temporal provocou um prejuízo estimado de mais de R$ 78 milhões ao comércio de bens, serviços e turismo da cidade. A pesquisa ouviu 245 comerciantes locais. 45,3% dos entrevistados disseram ter o negócio afetado pelas chuvas.

Nesta quinta-feira (24), houve uma reunião, em Brasília, entre o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para renegociar as regras de linhas de crédito para os comerciantes de Petrópolis. A ideia é que as medidas de apoio adotadas na pandemia sejam as mesmas usadas para aliviar o impacto no comércio da cidade.

Uma linha de crédito de no mínimo R$ 200 mil vai ser disponibilizada pela Caixa Econômica Federal para os empresários afetados na região. A Caixa estima que cerca de 300 estabelecimentos comerciais do centro da cidade tenham sido afetados de alguma maneira. Pela pesquisa, os comerciantes sofreram com inundações, danos aos imóveis e perda de estoque.

REDE DE SOLIDARIEDADE

Doações de todo o país estão ajudando os moradores de Petrópolis. Colchonetes, água mineral, alimentos não-perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas de cama, roupas infantis e de adultos, máscaras, álcool em gel e produtos de limpeza estão dentre os principais itens recolhidos. Vários pontos de doação estão distribuídos pelo estado. Confira aqui: https://www.band.uol.com.br/rio-de-janeiro/noticias/16-pontos-de-apoio-foram-disponibilizados-pela-prefeitura-de-petropolis-16478829.

A TV Band também se juntou à Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista (FNA) para uma campanha de doações para ajudar as pessoas afetadas pelo temporal.