A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, responsável pelas políticas públicas de Proteção e Bem Estar Animal (RJPet), começou a segunda etapa de uma campanha educativa nas estradas do Rio que tem como objetivo alertar sobre o abandono animal e incentivar a adoção. No total, cerca de 12 placas foram instaladas nos dois sentidos da Via Lagos.
"Essa é uma ação de cunho educativo para as pessoas entenderem que maus-tratos é crime. E também porque algumas estradas tem registrado um grande número de abandono. Por isso nos mobilizamos, tivemos encontros com as polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar para atuarmos com rigor em casos de abandono de animais em estradas. É importante lembrar que quem abandona um animal é criminoso", frisou o secretário de Agricultura, Marcelo Queiroz.
A ação acontece entre os municípios de Seropédica e Miguel Pereira.
ABANDONO ANIMAL CRESCE 40% NA PANDEMIA
Cerca de 3,4 milhões de animais são abandonados em rodovias em todo o estado, segundo dados do IBGE e Instituto Pet Brasil, divulgados em agosto do ano passado. Com a pandemia, é estimado um aumento de cerca de 40% nos casos de abandono.
No último dia 14, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1465/21, que obriga concessionárias a instalar estas placas de advertência. O projeto agora vai ser analisado pelas comissões de Viação e Transportes, de Constituição e Justiça e de Cidadania.