A plataforma de educação SOMA+ oferece 1.000 vagas gratuitas para jovens negros e indígenas moradores de periferias do Brasil. Os cursos duram três meses e focam nas áreas de atendimento, estratégia, produção e criação, com o objetivo de expandir o conhecimento profissional e impulsionar o início da carreira profissional desses jovens.
As inscrições podem ser feitas através do site (HIPERLINK) até dia 16 de abril. As aulas são semanais, online, e terão início em 26/4.
Paula Santana, líder da área de Impacto da AKQA, agência responsável pelo programa, fala sobre os resultados dos cursos, que já foram oferecidos anteriormente.
“Em três anos o SOMA+ já capacitou mais de 1100 jovens negros e indígenas periféricos. Alunos e alunas participaram das aulas ministradas pelos próprios profissionais da AKQA SP e convidados do mercado publicitário, entre eles, profissionais de empresas como Google, Tinder, Coca-Cola e Ambev. Queremos convidar mais agências e marcas a participarem dessa iniciativa e abrirem vagas afirmativas para incluírem esses novos talentos no mercado de trabalho. Juntos podemos promover mudanças estruturais capazes de transformar não só o negócio, mas também a sociedade¨, afirma.
No final do curso, os alunos recebem um certificado que pode ser usado como horas complementares no currículo. A plataforma ainda conecta os jovens com agências e empresas que desejam recrutar os profissionais, para inserção no mercado de trabalho.
Na primeira edição do programa, 87% dos estudantes tiveram entrevistas de emprego, e 40% foram contratados.
Na segunda, em 2022, contou com outro grande resultado: uma parceria com o rapper Criolo. O clipe “Pretos Ganhando Dinheiro Incomoda Demais" é o resultado da campanha Árvore da Riqueza, um trabalho coletivo entre os alunos do SOMA+, em parceria com profissionais das agências Gana e Mooc, Oloko Records e o próprio Criolo.
*Sob supervisão de Danillo Carneiro