PM faz operação em favela de Belford Roxo onde meninos desapareceram

Ação é pra coibir uma guerra entre traficantes e milicianos que disputam o controle da região

Thomás Milhazes

Drogas apreendidas em operação da PM em Belford Roxo Divulgação Pmerj
Drogas apreendidas em operação da PM em Belford Roxo
Divulgação Pmerj

Uma pessoas foi presa e outra ficou ferida em uma ação da Polícia Militar na Favela do Castelar, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A operação, que contou com o apoio de quatro batalhões, tenta frear uma disputa pelo controle da região entre traficantes e milicianos. O homem ferido, que não teve a identidade revelada, teria trocado tiros com os policiais e foi levado para o Hospital Municipal de Belford Roxo, onde recebe atendimento. Uma pistola, um rádio comunicador e drogas foram apreendidos. 

A operação aconteceu dois dias depois da Polícia Civil afirmar que os três meninos que desapareceram na favela em dezembro do ano passado foram mortos por traficantes da região após furtarem um passarinho que pertencia à família de um bandido. Alexandre da Silva, Fernando Henrique e Lucas Matheus, desapareceram em dezembro do ano passado, quando saíram para jogar futebol. Em imagens de câmeras de segurança, é possível ver o último registro dos três a caminho de uma feira na comunidade do Castelar.

As investigações apontam, que a repercussão do caso desagradou os líderes do tráfico, que ordenaram a execução de Wiler Castro da Silva, conhecido como Stala. Ele é apontado como responsável pela morte das crianças.