Polícia Civil prende oito pessoas em operação na Pavuna e em Belford Roxo

Ação visa desarticular organização criminosa envolvida em confrontos, roubos e tráfico de drogas e de armas

Karol Neves*

A ação ocorre na Pavuna, na Zona Norte do Rio, e no município de Belford Roxo. Divulgação/Polícia Civil
A ação ocorre na Pavuna, na Zona Norte do Rio, e no município de Belford Roxo.
Divulgação/Polícia Civil

Nesta terça-feira (22), oito pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio para desarticular uma organização criminosa envolvida em confrontos, roubos e tráfico de drogas e de armas. A ação ocorre na Pavuna, na Zona Norte do Rio, e no município de Belford Roxo, além de outros endereços na capital e na Baixada Fluminense.

Em um dos áudios interceptados pela polícia, foi possível verificar que um dos criminosos manteve contato telefônico em tempo real com outro bandido enquanto dava cobertura em outro veículo.

“Os carros vindo atrás de nós. Muitos carros, tendeu? Aquela hora tava vazio, pra gente pegar sozinho, tendeu?”

Os agentes buscam cumprir 21 mandados de prisão pelo crime de associação criminosa e 32 de busca e apreensão contra alvos vinculados a uma facção criminosa. Até o momento, oito pessoas foram presas.

As investigações da Desarme iniciaram no final 2019, quando traficantes do Complexo da Pedreira e do Complexo do Chapadão tiveram diversos confrontos, aumentando o número de homicídios na região. O trabalho policial revelou que a facção criminosa que atuava na Pedreira tinha núcleos responsáveis pelo tráfico de drogas, roubos de cargas, comércio de armas e munições e receptação de produtos roubados. Durante as investigações, alguns dos integrantes do grupo foram presos pela equipe da Desarme.

A operação ocorre com o apoio de agentes de delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

*Sob supervisão de Myllena Amorim