A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (1), uma operação contra o contraventor Adilson Oliveira Coutinho Filho, conhecido como Adilsinho. De acordo com a corporação, ele é o mandante do assassinato do miliciano Marcos Antônio Figueiredo Martins, o "Marquinho Catiri". Adilsinho não foi encontrado e permanece foragido da Justiça.
O crime aconteceu em novembro do ano passado, no interior da comunidade do Guarda, em Del Castilho, Zona Norte do Rio. Além de Marquinho Catiri, Alexsandro José da Silva, outro miliciano, também foi morto.
A polícia concluiu que o homicídio foi motivado por uma disputa de áreas de influência do crime organizado. Segundo as investigações, a vítima estava ligada a um contraventor rival do mandante. Ele seria chefe da milícia que atua nas comunidades Águia de Ouro, Guarda e Fernão Cardim, entre outras, em Del Castilho e Inhaúma.
Dois outros envolvidos já foram presos. Um deles foi encontrado em dezembro, no estado de São Paulo, para onde fugiu após o crime. O outro foi preso em março deste ano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Adilsinho já é investigado por outros crimes. Ele é acusado de chefiar a quadrilha do jogo do bicho que comandaria a distribuição e a venda de cigarros ilegais pelo Rio de Janeiro.
*Sob supervisão de Helena Vieira