Praça Paris recebe festival de cerveja nesta sexta

Expo Rio Cervejeiro traz 60 cervejarias do interior e da capital do Rio

Ana Clara Galante*

 A cervejaria Penélope, de Penedo, no Sul Fluminense, participará do evento Divulgação
A cervejaria Penélope, de Penedo, no Sul Fluminense, participará do evento
Divulgação

Começa nesta sexta (16) a primeira edição do Expo Rio Cervejeiro, na Praça Paris, na Glória. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo e traz 60 cervejarias de 44 municípios do interior do Estado e 16 da capital. A entrada é social, com a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

“É um evento inovador que além de trazer cultura, dá destaque às cervejarias do nosso estado, que tem mais de 85% delas em municípios do interior. Na maioria dos casos, as cervejarias de pequeno porte são conhecidas apenas nas suas regiões”, explica Leonardo Botto, curador do Expo Rio Cervejeiro.

Dados do Anuário da Cerveja, publicado pelo Ministério da Agricultura mostram que o Rio de Janeiro é o sétimo estado brasileiro com o maior número de cervejarias registradas. Com a ideia de fortalecer esse mercado a partir do turismo, o mestre Leonardo Botto buscou por cervejarias de pequeno e médio porte para fazer parte do evento.

“Para nós que somos do interior é muito importante ter essa oportunidade de descer a serra, de ter esse contato direto com os clientes que ficam mais distantes de nossa fábrica” disse Flávio de Oliveira Marques, produtor da cerveja Penélope, de Penedo, no Sul Fluminense.

Para acompanhar a cerveja, terão cerca de 26 stands com petiscos, hambúrgueres, linguiças e lanches empanados. Além disso, nomes de peso da gastronomia alemã, argentina, nordestina e vegana marcarão presença, como Jimmy Ogro, Charcutaria 253, Coisas do Nordeste e Ava Culinário Vegana.

A Expo Rio Cervejeiro conta também com intervenções culturais, palestras com grandes nomes do universo cervejeiro e atrações musicais de samba, rock, blues e pagode nos intervalos. A programação segue até domingo.

Serviço:

Expo Rio Cervejeiro

Data/hora: De 16 a 18 de setembro, das 14 às 22 h

Local: Praça Paris - Glória.

*Sob supervisão de Natashi Franco