Band Rio

Praia de Grumari é eleita uma das 50 melhores do mundo

Localizada na Zona Oeste do Rio, a praia está na 38ª posição em um ranking feito por um site de viagens.

Felipe de Moura*

A praia de Grumari foi eleita uma das 50 melhores do mundo
A praia de Grumari foi eleita uma das 50 melhores do mundo
TV Band

A praia de Grumari, na Zona Oeste do Rio, foi eleita umas das 50 melhores praias do mundo em um ranking feito pelo site de viagens "Big 7 Travel". Ela está na 38ª posição e é a única brasileira da lista divulgada nesta terça-feira (5).

A região ganhou destaque no site por estar perto da floresta, pelas areias finas e limpas e pela água verde esmeralda. A praia do Conchal, na Costa Rica, e a Turquoise Bay, na Austrália, foram escolhidas como as mais bonitas do mundo.

Na América do Sul, além de Grumari, Punta del Leste, no Uruguai, também entrou na lista, com as praias Mansa e Brava, ocupando a 45ª posição.

"Eu venho aqui (Grumari) na praia desde criança, meu pai me trazia aqui, e é a praia que eu mais gosto. Aprendi a nadar aqui. A gente mora em Campo Grande, que é pertinho, 15 minutos de carro. Já vim muito a pé também, subi essa trilha com meus amigos quando era criança. É um paraíso tropical e é muito perto de casa", disse Marcéu Borges, eletricista que frequenta a praia.

A praia fica no bairro de Grumari, na Zona Oeste, a cerca de 50 quilômetros do Centro do Rio. Rodeado por montanhas, a região tem locais mais vazios, por ser de difícil acesso, mas também áreas que ficam muito cheias.

O caminho de carro é feito ou pelo Recreio dos Bandeirantes, por onde se passa pela Prainha e por Abricó antes de chegar a Grumari, ou via Barra de Guaratiba.

Para quem gosta de trilha e de um lugar mais sossegado, as praias do Perigoso, do Meio e do Inferno são boas opções. Elas só são acessadas por meio de trilhas ou pelo mar.

LOTAÇÃO NO VERÃO

Nas estações mais quentes do ano, a Prefeitura do Rio controla o acesso à praia de Grumari nos finais de semana por conta da lotação.

O controle é feito pela lotação dos estacionamentos. Caso as 800 vagas, 600 em Grumari e 200 na Prainha, estejam ocupadas, as cancelas na Avenida Estado da Guanabara e Estrada do Grumari serão fechadas e os carros impedidos de entrarem no local.

A ação é da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), da CET-Rio, da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Barra.

De acordo com a SMAC, a região conta com registros de quase 270 espécies de aves e expressiva presença de espécies endêmicas da Mata Atlântica (que só ocorrem naquele local) ou ameaçadas de extinção.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco