Band Rio

Prefeitura do Rio dá boas-vindas a mil novos professores

Os servidores foram aprovados em concursos feitos em 2016 e 2019

Caroline Nunes (sob supervisão)

Mil novos professores chegaram para reforçar a educação no Rio
Mil novos professores chegaram para reforçar a educação no Rio
Reprodução/TV Band Rio

A rede municipal de ensino do Rio deu as boas vindas hoje para mil novos professores. A cerimônia acontece um dia após a Prefeitura assinar um acordo com a Unicef para criar estratégias para reverter o quadro de evasão escolar. Os servidores convocados foram aprovados em concursos feitos em 2016 e 2019 e já estão assumindo os postos nas salas de aula desde setembro.

“O Brasil, nos últimos anos, virou a nação da descrença no futuro e a situação só não está pior na nossa cidade em razão de a Prefeitura do Rio dispor de um quadro de servidores, especialmente na Educação, que não permite que esse sonho se interrompa. O trabalho de vocês é fundamental. Que vocês possam, acima de tudo, nos devolver a capacidade de sonhar. Sejam muito bem-vindos!”, falou o prefeito Eduardo Paes.

Com a chegada dos novos professores, a Secretaria municipal de Educação do Rio conta com 34.667 educadores. A pasta agora pretende investir na qualificação contínua dos profissionais.

“Vamos mostrar que a educação no Rio é uma prioridade desta gestão e que a rede municipal de ensino tem estrutura para acolher, acompanhar e ajudar os nossos novos professores nesta trajetória profissional”, afirmou o secretário de Educação, Renan Ferreirinha.

A evasão escola preocupa também a secretaria. Durante a pandemia, mais de 20 mil alunos abandonaram as salas de aula. Por isso, uma parceria anunciada ontem (30), pela Prefeitura com a Unicef vai combater a evasão escolar. Ao longo dos próximos 3 anos serão implementadas uma série de medidas para levar o jovem de volta para a sala de aula e também apresentar novas oportunidades para eles.