Band Rio

Prefeitura do Rio e Unicef assinam acordo de combate a evasão escolar

A parceria vai acontecer pelos próximos três anos

Caroline Nunes (sob supervisão)

Serão implementados um conjunto de estratégias para combater a evasão escolar
Serão implementados um conjunto de estratégias para combater a evasão escolar
Alexandre Siqueira

A Prefeitura do Rio e o Fundo das Nações Unidas ( Unicef) assinaram um acordo, hoje (30), que simboliza a união de esforços para o combate a evasão escolar na cidade. O documento prevê que a parceria continue pelos próximos três anos.

“É uma meta muito importante de combate a evasão escolar. Local de criança é na escola e a gente precisa fazer com que as famílias, a sociedade, as pessoas entendam que não podem deixar com que nossas crianças continuem afastadas das escolas" , afirmou Renan Ferreirinha, secretário de Educação do Rio.

A Unicef possui uma plataforma que identifica as principais causas da evasão escolar e serve também de instrumento para buscar soluções para levar os jovens de volta para a sala de aula. A Secretaria Municipal de Educação tem, nos últimos meses, utilizado a ferramenta para mapear e acompanhar os alunos.

Com a pandemia, estima-se que mais de 20 mil alunos da rede municipal deixaram de frequentar o colégio na cidade. A parceria com a Unicef na busca ativa é importante para a retomada das atividades presenciais nas escolas e para o futuro dos jovens.

Nos próximos três anos serão implementados e integrados um conjunto de estratégias com o objetivo de ampliar ainda mais os esforços para o retorno dos alunos para as escolas.

“A gente tem que continuar com esse esforço de ir atrás de cada criança e adolescente que tá fora da escola. Por isso que estamos fortalecendo mais ainda esse esforço de busca ativa escolar”, comentou a representante da Unicef Florence Bauer.