A Casa da Juventude do Centro, da Secretaria Municipal da Juventude, foi o local escolhido para dar a largada na corrida para reforçar a adesão à vacina contra o HPV.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio deu início, nesta quinta-feira (4), a uma campanha de imunização em dose única para jovens de até 19 anos se protegerem contra o vírus causador do câncer de colo de útero e de pênis, entre outras doenças.
As organizações Mundial e Pan-Americana da Saúde comprovaram que uma dose da vacina HPV quadrivalente é tão benéfica quanto duas ou três doses em áreas com alta cobertura vacinal.
O imunizante em dose única pode ser aplicado em meninos e meninas a partir dos nove anos de idade.
"700 mulheres são diagnosticadas com câncer de colo de útero todo ano na cidade do Rio de Janeiro. Esse é um número muito triste porque é um câncer evitável, imuno provenível por uma vacina. Vários países do mundo erradicaram o câncer de colo de útero do seu panorama, vários países do mundo reduziram muito os cânceres de reto, os cânceres de laringe. Então é muito importante a eliminação desse tipo de câncer e só tem um jeito de fazer isso: com a vacina", afirma o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
Nos últimos dez anos, mais de 815 mil pessoas tomaram pelo menos a primeira dose da vacina na cidade, mas a meta de 80% de cobertura ainda não foi atingida.
74% das meninas tomaram ao menos uma dose e apenas 48% dos meninos foram vacinados.
"Nós temos, na cidade do Rio, quase meio milhão de jovens na faixa etária para se vacinar, até os 19 amps, e nos equipamentos da Secretaria de Juventude circulam quase cinco mil jovens todos os meses, então é uma boa campanha que vem em um bom momento", diz o secretário municipal da Juventude, Salvino Oliveira.
A vacina HPV quadrivalente está disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde, além das duas unidades de Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo e Campo Grande, e nos dois Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais para indicações especiais.
Os horários e datas de funcionamento estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde do Rio.
Os responsáveis devem levar a caderneta ou comprovante de vacinação da criança e do adolescente sempre que disponível, ao irem aos postos, e um documento de identificação.