Band Rio de Janeiro

Primeiro dia útil de obras do Terminal Gentileza gera confusão no trânsito

Cerca de 25 mil motoristas passam pela região todos os dias.

Felipe de Moura*

O trânsito na região foi intenso nessa manhã TV Band
O trânsito na região foi intenso nessa manhã
TV Band

O primeiro dia útil de obras para a construção do Terminal Gentileza, na Zona Portuária, causou confusão no trânsito e também nas pessoas que estão acostumadas a transitar pela área.

“Me deixou longe, poxa. Eu queria descer lá no Into. Que horror. Eu peguei o ônibus hoje, vim de longe. É horrível”, disse Iraci Paulino. 

O congestionamento na cidade aumentou cerca de 25% nesta segunda-feira (19), de acordo com dados do Centro de Operações da Prefeitura do Rio. Às 8 da manhã de hoje, a cidade tinha 75 quilômetros de trânsito, enquanto a média das últimas 3 segundas era de 60 quilômetros.

Por conta das intervenções, os motoristas que estavam acostumados a utilizar a alça de acesso da pista lateral da Avenida Brasil, embaixo do Viaduto do Gasômetro, para acessar a Avenida Francisco Bicalho, tiveram que mudar a rota. Agora, a alternativa é seguir por dentro de São Cristóvão.

Cerca de 25 mil motoristas passam pela área diariamente. Com o aumento das interdições, muitos chegaram a ficar cerca de 30 minutos a mais no trânsito. Quem chega de Niterói, de ônibus, tem que descer no novo ponto da Avenida Francisco Bicalho. A prefeitura colocou agentes de trânsito para auxiliar as pessoas.

“Está mais caótico hoje, com certeza. Está mais caótico que o normal. Tem que ter paciência agora, porque um benefício para o futuro também”, comentou Tiago Tadeu, taxista que frequenta a região

Cerca de 130 mil passageiros devem passar pelo terminal intermodal Gentileza, que vai receber BRTs, ônibus comuns e VLT. O projeto tem previsão de ficar pronto no final de 2023.

“A maioria das pessoas transitam de ônibus, por isso a gente tem uma grande preocupação com os ônibus. Têm equipes da secretaria de transporte em pontos de ônibus informando os passageiros. A gente está aqui com o trânsito normal na manhã. A gente não acredita que vai ter uma melhora significativa”, falou Joaquim Diniz, presidente da CET-Rio. 

Em nota, o Detro-RJ informou que mesmo com as interdições da Avenida Brasil, para a construção do Terminal Modal Gentileza, o ponto de ônibus na altura do Instituto de Traumato-Ortopedia (Into) está “mantido para as linhas de ônibus intermunicipais provenientes de Niterói, São Gonçalo e Maricá, que seguem em direção à Via Binário do Porto e ao Túnel Marcelo Alencar”.

Segundo o Detro, foi emitido um comunicado a todas as empresas de ônibus que podem parar no local para que os motoristas sejam orientados. Um carro do Detro também ficará na região sinalizando que os ônibus dessas linhas específicas poderão parar no ponto do Into até pelo menos dezembro deste ano.

Confira as linhas cuja a parada está permitida:

Linhas partindo de São Gonçalo

424D Alcântara x Campo Grande

425D Alcântara x Méier

533D Alcântara x Méier

543D Anaia x Candelária - via Binário do Porto

2424D Alcântara x Campo Grande

2425D Alcântara x Campo Grande

2545D Alcântara x Castelo - via Binário do Porto

2533D Alcântara x Méier

4545D Alcântara x Castelo - via túnel Marcello Alencar

Linhas saindo de Maricá

146D Maricá x Candelária - via Binário do Porto

578D Ponta Negra x Candelária - via Binário do Porto

579R Itaipuaçu x Candelária - via Binário do Porto

590R Ponta Negra x Candelária - via Binário do Porto

2146D Maricá x Castelo - via túnel Marcello Alencar

4146D Recanto x Castelo - via túnel Marcello Alencar

2590R Ponta Negra X Castelo - via túnel Marcello Alencar

6146D Itaipuaçu x Castelo - via túnel Marcello Alencar

Linhas saindo de Niterói

100D Niterói x Candelária - via Binário do Porto

143C Niterói x Nova Iguaçu

740D Charitas x Ipanema - via túnel Marcello Alencar  2100D Niterói x Castelo - via túnel Marcello Alencar

2740D Charitas x Ipanema - via túnel Marcello Alencar

Todas as linhas podem ser embarcadas também na Ilha do Mocanguê como local de integração.

*Sob supervisão de Natashi Franco