O primeiro robô inteligente de pintura de paredes do mundo vai ser apresentado nesta terça-feira (22) no hotel Fairmont Rio, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, às 17 horas. A nova tecnologia promete reduzir em até 70% os custos totais com mão de obra de pintura em empreendimentos de construção civil de baixo padrão, e em até 15% os gastos com tintas neste segmento.
O Myro, como foi batizado o robô, é a principal aposta para a construção civil da fabricante a Mojay Global Holding e da ADR Capital, Holding de investimento carioca. A máquina é capaz de pintar sozinha, de maneira rápida, eficiente e segura ambientes internos.
“Tecnologia na construção ajuda muito, aumenta a produção e não atrapalha em nada. O mercado sofre muito com a falta de mão de obra qualificada. Os bons pintores estão em extinção”, disse Pablo Silva, engenheiro civil.
O robô foi desenvolvido pela Eternal Robotics, uma empresa indiana de robótica e inteligência artificial. Ele foi projetado para operar em ambientes internos e funciona a partir de um aplicativo.
Para iniciar a operação, a empresa contratante desenha a planta no aplicativo que compõe o espaço físico a ser pintado pelo robô inteligente e adiciona ao projeto elementos que não serão pintados (janelas, portas, etc.). Um operador, então, coloca o robô em auto-pintura enquanto planeja o restante do fluxo de trabalho e pode supervisionar todo o progresso através do aplicativo no celular.
Myro ainda é 10 vezes mais rápido que o trabalho manual, com 98% de precisão, sendo feito para operar 24 horas por dia.