Princesinha do mar? Praia de Copacabana amanhece repleta de sujeira

De acordo com a Comlurb, 190 quilos de lixo foram retirados da praia

Felipe Fera*

Princesinha do mar? Praia de Copacabana amanhece repleta de sujeira
Muito lixo foi encontrado na praia de Copacabana nesta manhã
Reprodução

Garrafas plásticas, cocos, latinhas, chinelos, galhos. Tudo isso estava em um dos principais cartões postais do Brasil e do Mundo, a praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, que amanheceu com muito lixo espalhado nesta quinta-feira (9).

Segundo frequentadores e também a prefeitura do Rio, o problema foi provocado pela forte chuva que atingiu a cidade na última terça. Mas boa parte dos resíduos encontrados, costumam ser deixados pelos próprios banhistas. A sujeira incomodou tanto quem tentava aproveitar um dia de sol, quanto quem chegava para trabalhar.

“Na hora que eu cheguei tinha muito lixo, plástico, coisa descartável, galho seco, folha. Muitas pessoas deixam a sujeira na praia e acaba acumulando. Todo dia de manhã tem os garis limpando para deixar a praia limpinha. Muita gente deixa lixo espalhado. Muita lixeira espalhada, mas as pessoas não têm consciência de juntar o lixo e jogar na lixeira”, disse Ramon Olegário, professor de educação física que trabalha na praia.

Cerca de 190 quilos de lixo trazidos pela maré depois da forte chuva foram retirados da praia de Copacabana, segundo a Comlurb. A companhia afirma que atua diariamente na limpeza da praia de Copacabana e que intensifica o serviço após fortes chuvas. Eles agora estão monitorando a orla marítima para agir caso apareçam mais resíduos de maré.

“A gente está mobilizado, fazendo essa limpeza da areia. A gente vai conseguir limpar e deixar ela toda perfeita, mas o ponto importante aqui é a conscientização. O estrago que faz colocar o lixo em lugar errado, esse descarte irregular. Então por favor colaborem com o lixo sempre no lugar correto, não vamos descartar lixo em encostas, em morros, em rios, porque causa esse problema pra cidade”, comentou Flávio Lopes, presidente da Comlurb.

*Sob supervisão de Christiano Pinho