Procissão para Iemanjá está de volta depois de um ano sem acontecer

Neste 2 de fevereiro, é comemorado o dia de Iemanjá

Felipe de Moura (sob supervisão de Beatriz Duncan)

Procissão para Iemanjá está de volta depois de um ano sem acontecer Divulgação
Procissão para Iemanjá está de volta depois de um ano sem acontecer
Divulgação

Depois de um ano, a procissão de Iemanjá está de volta ao Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (2), é celebrado o dia da divindade. Centenas de pessoas são esperadas para as comemorações que começaram já pela manhã, na Praça dos Estivadores, no Centro do Rio.

A expectativa é de que os fiéis caminhem em direção ao Píer Mauá, onde será feita a entrega dos presentes à Iemanjá em uma embarcação. Ao longo do dia, o grupo ainda realiza rodas de cânticos e outras demonstrações religiosas.

“As festas religiosas são uma forma linda de cada um manifestar sua fé e Iemanjá tem um impacto muito grande. É por causa dela que jogamos flores no mar no Réveillon, por exemplo. Independente da sua religião, Iemanjá é parte da nossa cultura como povo brasileiro”, comentou a estudante Giovanna Durães, que cresceu no catolicismo e na umbanda.

A procissão é organizada pelo Afoxé Filhos de Gandhi RIO, que é considerado a primeira representação afro-brasileira do Rio de Janeiro. Fundado em 1951 por um grupo de trabalhadores da região portuária do Rio, o grupo não faz distinções entre seus componentes. Todos podem participar independentemente da sua cor, etnia ou religião. Tendo como patrono da entidade o Mahatma Gandhi, os princípios do Afroxé são a paz e união entre os povos.

Confira a programação completa da procissão:

06h - Abertura da Sede com fala de abertura;

07h - Culto Religioso no interior da Sede

08h - Café da manhã para convidados

09h - Saída do Cortejo em direção ao Pier Mauá

10h às 12h - Entrega dos presentes a lemanjá em embarcação - roda de cânticos no Pier Mauá

12:30h - Retorno a Sede

13h - Início dos festejos a lemanjá na Praça dos Estivadores Intervenções Culturais / Apresentação da Charanga;

18h - Término das festividades