Band Rio

Projeto abre 30 vagas de acolhimento para moradores em situação de rua

Iniciativa faz parte de uma campanha de inverno que já ajudou mais de 10 mil pessoas

Caroline Nunes*

30 pessoas vão ter acolhimento para passar a noite
30 pessoas vão ter acolhimento para passar a noite
Fernando Maia/Prefeitura do Rio

Com a queda nas temperaturas no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (10), um projeto irá disponibilizar 30 vagas para pessoas em situação de rua passarem a noite. A iniciativa faz parte de uma campanha que desde o fim de maio já acolheu mais de 10 mil pessoas.

A proposta vai além do acolhimento e oferece a chance de realocação no mercado de trabalho, pelo segundo ano.

O Rogério é a prova de que o projeto é capaz de mudar vidas. No ano passado ele estava em situação de rua e desempregado. O acolhimento mudou o rumo de sua vida e ele foi contratado como controlador de trânsito.

“O trabalho aqui está permitindo que eu reestruture a minha vida. Cheguei aqui e me senti em uma nova família, já tenho minha casa e estou comprando as minhas ferramentas [de construção] aos poucos. Hoje gosto muito mais da pessoa que eu sou e me tornei”, fala Rogério, emocionado.

Este é o segundo ano da iniciativa NorteShopping Acolhedor, uma campanha de inverno, que busca ajudar quem precisa. A pareceria com a Secretaria de Assistência Social também recebe doações de agasalhos e outras peças de frio. Além do shopping, há mais 184 vagas de acolhimento em abrigos na cidade.

REABRE REFFETORIO GASTROMOTIVA

A solidariedade vai além do acolhimento no Rio. Com a reabertura do Reffetorio Gastromotiva, na Lapa, na Região Central, depois de dois anos, os cariocas em situação de insegurança alimentar receberão suporte.

A organização reabre o espaço comemorando 6 anos de existência e com as tradicionais refeições solidárias. Dessa vez 45 pessoas receberão um menu completo em formato de almoço, assinado pelas chefs Katia Barbosa e Bianca Barbosa e produzido com a ajuda da equipe de cozinheiros do projeto.

Em um período em que 33 milhões de pessoas passam fome, a volta do espaço adquire uma importância ainda maior, segundo o chef, fundador e presidente da Gastromotiva, David Hertz.

“É com muita alegria que reabrimos o Refettorio Gastromotiva para os almoços presenciais. A pandemia nos fez reinventar a utilização desse espaço, e não deixamos de atender a população durante esse período com alimentação de qualidade e dignidade. Mas ele foi pensado para receber e acolher, conectar pessoas através de uma refeição, e queremos voltar a oferecer essa experiência para os nossos beneficiários aqui dentro” fala David.

No espaço do projeto funciona um refeitório com uma cozinha-escola, em que alunos produzem e servem os alimentos a quem precisa.

*Estagiária sob supervisão de Natashi Franco