Projeto da Uerj usa o pilates para o tratamento de pacientes com AVC

Voluntários entre 40 e 70 anos podem se inscrever para o treinamento com a modalidade.

Beatriz Monteiro* e Bruna Carvalho

Uma pesquisa do Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde da UERJ tem o objetivo de compreender o potencial do pilates. O estudo analisa a importância dessa prática no tratamento de pessoas entre 40 e 70 anos com pressão arterial elevada ou que tenham algum comprometimento da força muscular decorrente de um Acidente Vascular Cerebral, quando ocorrido há mais de um ano. Para a pesquisa, o programa está recrutando pessoas que atendam a esse perfil para realizar a atividade.

"A gente já percebe um ganho de autonomia funcional (...) o sentar, o levantar deles fica melhor", explica Sabrina Ribeiro, mestranda em Ciências do Exercício e Esporte

As aulas são ofertadas gratuitamente, no Campus Maracanã da Uerj. Os voluntários que se inscreverem e atenderem aos critérios da pesquisa, serão acompanhados três vezes por semana durante três meses. 

"Hoje me sinto praticamente bem mesmo. Eu cheguei aqui travado, os resultados eram todos negativos, e ao longo desse processo dos três meses eu evoluí gradativamente", conta o voluntário Antônio Carlos da Cunha.

A modalidade do exercício é o Mat Pilates, uma prática realizada no chão e que utiliza poucos materiais, o que possibilita a continuidade do tratamento de forma autônoma. Ao final, os participantes também são convidados a continuar com uma prática esportiva em outros projetos oferecidos pela Uerj.

“Foi uma nova experiência que eu desejo pra todo mundo que tenha tido um AVC porque o formato de recuperação é diferente de tudo que eu já tinha feito”, afirma Tunai Barbosa, que também se voluntariou no projeto.

A atividade foi criada por um médico alemão, chamado Joseph Pilates, com o objetivo de ajudar soldados que sofreram lesões na guerra e reabilitá-los. Hoje, é utilizada como forte aliada para todos os grupos da população. 

Os principais benefícios do pilates são: redução do estresse; melhora da postura; ajuda na respiração; flexibilidade; fortalecimento muscular; prevenção de lesões e concentração.

SERVIÇO:

Voluntário para prática gratuita de Mat Pilates

Público-alvo: pessoas entre 40 e 70 anos de idade, com hipertensão ou paralisia decorrente de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido há pelo menos um ano.

Aulas: segundas, quartas e sextas-feiras

Local: Campus Maracanã - Uerj (R. São Francisco Xavier, 524 - Rio de Janeiro)

Informações e inscrições: ligação ou WhatsApp (21) 98255-1927.

As inscrições não têm número de vagas e ficam abertas por tempo indeterminado.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.