As dez balsas que vão garantir a queima de fogos de 12 minutos no réveillon da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, passaram por uma vistoria na manhã desta sexta-feira (30), na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. A Riotur, representantes do Corpo de Bombeiros, da Capitania dos Portos e da Divisão de Fiscalização de Armas e Explosivos, checaram os últimos detalhes para a segurança do grande evento.
Todos os fogos de artifício que serão usados na hora da virada já estão nas embarcações. As balsas sairão da Ilha do Governador por volta das 22h nesta sexta-feira (30) e chegarão em Copacabana na madrugada, quando vão começar a ser posicionadas para o espetáculo.
"O objetivo é de muitos fogos coloridos, balsas novas, o melhor de tecnologia no mundo vai estar aqui em Copacabana, uma trilha sonora maravilhosa que literalmente vai navegar por toda a música popular brasileira, com inúmeras homenagens a diversos artistas e diversas pessoas da nossa música", disse o diretor de operações da Riotur, Gustavo Mostof.
Ao todo, são cerca de 20 mil disparos de fogos de artifício, em 12 minutos de show, que vão formar grafismos inéditos e iluminar o céu na hora da virada. Parte dos fogos é importada da Europa, da China e do Japão, e outra parte é fabricada em Minas Gerais, que produziu efeitos exclusivos para o Réveillon da Praia de Copacabana. O show de luzes, já famoso no mundo todo, neste ano promete ser ainda mais bonito e com direito a uma trilha sonora exclusiva.
"Esse ano vai ter bastante momentos de cor, bastante colorido, vai ter alguns efeitos inovadores que nunca foram soltos aqui em Copacabana, alguns desenhos diferentes e também a gente tem algumas bombas importadas que são os mesmos efeitos que saem na Disney, são bombas que duram mais de dez segundos no céu", explicou o pirodesigner Enzo Feroldi.
Em nota, o Corpo de Bombeiros afirmou que "com base na vistoria realizada na manhã desta sexta-feira (30.12) e nas declarações e documentações apresentadas pelos representantes legais e responsáveis técnicos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro aprovou o espetáculo pirotécnico do Réveillon da Praia de Copacabana, de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e Notas Técnicas", finalizou.
*Sob supervisão de Natashi Franco