Começou nesta segunda-feira (13) a imunização de idosos com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no município do Rio de Janeiro. Para a terceira dose, a Pfizer está sendo aplicada. Segundo calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, até sexta-feira (17), todos acima de 90 anos vão estar vacinados. O primeiro dia foi voltado para aqueles acima de 95 anos.
Para o idoso receber o imunizante, ele precisa ter completado o esquema vacinal há pelo menos três meses. Comprovantes das duas primeiras doses serão necessários.
"É muito bonito de ver a vacinação, todos sendo atendidos. Vale a pena e é melhor vir logo. É muito bom poder tomar a terceira dose", afirma dona Liuba, de 95 anos, que foi uma das primeiras a chegar à Casa Firjan, em Botafogo, onde tomou a vacina.
O seu Abel Muniz, de 99 anos, também não perdeu tempo e já foi se imunizar.
"Estou ótimo, me sentindo bem. Quero chegar agora com saúde até os 120 anos", afirma o aposentado.
Pessoas com Deficiência (PcD), gestantes, puérperas e lactantes, com 12 anos ou mais, também podem se imunizar. A repescagem para jovens acima de 23 anos continua.
COMPROVANTE DE VACINA SERÁ OBRIGATÓRIO
De acordo com um decreto da Prefeitura do Rio, a partir do dia 15 de setembro, um comprovante de vacinação será exigido para entrar em lugares como academias, cinemas, teatros e pontos turísticos. A medida vale para cariocas e turistas.
A comprovação pode ser feita através da carteira digital, disponível no aplicativo ConectSus ou com a caderneta física, entregue no dia da vacinação. Até o momento, o Rio de Janeiro já vacinou cerca de 93% da população acima de 12 anos com a primeira dose ou dose única. 52,4% voltaram para a segunda dose.
CALENDÁRIO ATRASADO PARA ADOLESCENTES
Atrasado por falta de vacinas, o calendário de imunização para jovens entre 12 e 17 anos só deve retomar na próxima quarta-feira (15). Meninas de 14 anos estão previstas para se imunizar na data. No momento, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda a chegada de uma nova remessa de imunizantes Pfizer, o único autorizado para aplicação nessa faixa etária.