Band Rio

Rio bate recorde de menor temperatura do ano

A previsão é de que o clima fique ainda mais frio nos próximos dias

Pedro Cardoni*

A temperatura foi de 11,8ºC na Vila Militar
A temperatura foi de 11,8ºC na Vila Militar
Leonardo Teixeira/TV Band

A Capital Fluminense bateu o recorde de menor temperatura registrada pela cidade no ano, na manhã desta quarta-feira (18). Entre às 6h e 7h da manhã, a temperatura foi de 11,8ºC, na estação meteorológica da Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O recorde anterior era 14,4°C, medido no dia 10 de maio.

Em Itatiaia, no Sul Fluminense, os termômetros chegaram a -3,2ºC na manhã desta quarta-feira (18) de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. O Centro de Operações do Rio de Janeiro divulgou os alertas de ressaca com ondas de até 3 metros podem atingir a orla da Capital Fluminense até as 9h da próxima quinta-feira (19).

As temperaturas em todo o estado do Rio de Janeiro amanheceram mais baixas devido a passagem do ciclone subtropical Takecan pela costa brasileira. O sistema de baixa pressão ainda está passando por Santa Catarina, mas a previsão é de que ainda se desloque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e os efeitos na região já começaram a ser sentidos.

"O ciclone vai subir em direção a São Paulo e Rio, mas ele vai se deslocar pelo oceano, ele não vai afetar diretamente esses estados. Mas vai influenciar, principalmente com relação aos ventos, que vão se intensificar na quinta (19) e na sexta (20)", afirmou Raquel Franco, meteorologista do Alerta Rio.

Segundo o Alerta Rio, a previsão é de que as temperaturas chegam até 11ºC na próxima quinta-feira (19) e os ventos vão ficar acima dos 76 km/h. A massa de ar frio deixa o tempo seco e expectativa é de chuva fraca até sexta-feira (20), não passando de 5mm.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco