Band Rio

Rio registra menor número de homicídios em 30 anos

Queda também foi registrada em roubos no estado

Beatriz Duncan

Dados fazem parte de um levantamento do Instituto de Segurança Pública
Dados fazem parte de um levantamento do Instituto de Segurança Pública
Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro registrou, em 2021, o menor número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, desde 1991. O total ficou em 3.245. Quase 300 a menos que o ano anterior. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

"Mais uma vez, batemos os menores valores da série histórica para os homicídios dolosos. Isso não é trivial e tem que ser levado em consideração. Encerrar 2021 com a maioria dos indicadores estratégicos em queda comprova que estamos no caminho certo e que os investimentos na segurança pública foram essenciais. Aproveito para mais uma vez agradecer a todos os nossos policiais que todos os dias arriscam suas vidas para proteger a população fluminense", destacou o governador Cláudio Castro.

O roubo de carga também registrou queda, o menor valor desde 2014, com 4.521 ocorrências. A queda foi de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

QUEDA NOS ÍNDICES DE ROUBO

Os roubos de rua ultrapassam os 60 mil casos no ano passado. Mesmo com a taxa expressiva, os valores foram os menores nos últimos nove anos. Só em dezembro, 4.439 crimes foram registrados. A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, comemora a queda dos índices.

"A queda nos crimes contra o patrimônio é positiva, ainda mais quando levamos em consideração que em 2020 esses crimes apresentaram diminuições por causa do isolamento social no estado", afirma.

Os roubos de veículo tiveram uma redução de 26% no mês de dezembro, em comparação com 2020. O número de casos ficou em 1.711. Em todo 2021, foram mais de 24.300 casos - um número próximo à população total de Quissamã, no Norte do estado.