Band Rio

Rio registra menor número de homicídios em 30 anos

Queda também foi registrada em roubos no estado

Beatriz Duncan 27/01/2022 • 13:53
Dados fazem parte de um levantamento do Instituto de Segurança Pública
Dados fazem parte de um levantamento do Instituto de Segurança Pública
Agência Brasil

O estado do Rio de Janeiro registrou, em 2021, o menor número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, desde 1991. O total ficou em 3.245. Quase 300 a menos que o ano anterior. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

"Mais uma vez, batemos os menores valores da série histórica para os homicídios dolosos. Isso não é trivial e tem que ser levado em consideração. Encerrar 2021 com a maioria dos indicadores estratégicos em queda comprova que estamos no caminho certo e que os investimentos na segurança pública foram essenciais. Aproveito para mais uma vez agradecer a todos os nossos policiais que todos os dias arriscam suas vidas para proteger a população fluminense", destacou o governador Cláudio Castro.

O roubo de carga também registrou queda, o menor valor desde 2014, com 4.521 ocorrências. A queda foi de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

QUEDA NOS ÍNDICES DE ROUBO

Os roubos de rua ultrapassam os 60 mil casos no ano passado. Mesmo com a taxa expressiva, os valores foram os menores nos últimos nove anos. Só em dezembro, 4.439 crimes foram registrados. A diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz, comemora a queda dos índices.

"A queda nos crimes contra o patrimônio é positiva, ainda mais quando levamos em consideração que em 2020 esses crimes apresentaram diminuições por causa do isolamento social no estado", afirma.

Os roubos de veículo tiveram uma redução de 26% no mês de dezembro, em comparação com 2020. O número de casos ficou em 1.711. Em todo 2021, foram mais de 24.300 casos - um número próximo à população total de Quissamã, no Norte do estado.