Rock in Rio: 570 PMs por dia vão reforçar segurança durante o evento

Ao todo, 910 mil pessoas vão circular no Parque Olímpico durante os sete dias de festival.

Felipe de Moura*

A segurança do festival vai ser reforçada. Divulgação/Rock in Rio 2022
A segurança do festival vai ser reforçada.
Divulgação/Rock in Rio 2022

Durante os sete dias do Rock In Rio, 570 PMs vão fazer a segurança do evento de forma diária dentro da cidade do rock e também nos terminais rodoviários por onde a maioria do público deve chegar. Ao todo, 910 mil pessoas são esperadas durante a semana do festival que começa nesta sexta-feira (2), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Os representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Rock in Rio apresentaram na manhã desta segunda-feira (29), em uma coletiva, o planejamento de segurança para o evento.

"Na área do evento, são 570 homens, com um policiamento que vai funcionar as 24 horas por dia, além do reforço em vários pontos da cidade, com a Operação Verão, que coloca na nossa região litorânea e pontos turísticos mais de 1,2 mil homens", explicou Luiz Henrique Marinho Pires, secretário da Polícia Militar.

Além disso, sete torres vão ser montadas na Avenida Abelardo Bueno com policiais militares.

Já a Polícia Civil monitora quadrilhas especializadas em roubo e furto principalmente de celulares. Os criminosos são do Rio de Janeiro, de outros estados e até de fora do Brasil.

“A atenção das polícias é primordial para que o evento dê certo e para a população também. Ao todo, 750 homens vão estar envolvidos no evento e também as delegacias da área. Nós vamos ter equipes ligadas áreas especializadas, como a Delegacia de Mulheres e a Delegacia de Pirataria. Temos também ações de inteligência dentro e fora do evento”, disse o delegado Ronaldo de Oliveira, subsecretário operacional da Polícia Civil.

Uma delegacia móvel será instalada dentro da cidade do rock. Flagrantes e casos mais complexos serão levados para a delegacia do Recreio. Nesse primeiro final de semana, o Rock in Rio tem shows até o domingo (4). Na semana que vem, os shows vão do dia 8 de setembro, quinta-feira, até domingo, dia 11.

“É um evento grande, muito complexo, são sete dias de evento, onde envolve todo o estado do Rio de Janeiro. Casos muito complexos, ou com uma grande demanda, vão para a 42ª DP (Recreio). Vamos ter equipes específicas para cada problema, nossa estrutura é bem grande”, falou o delegado Márcio Franco, coordenador do evento.

A 42ª DP (Recreio) receberá exclusivamente casos ligados ao Rock in Rio durante os dias de evento. Terão reforços a 16ª DP (Barra da Tijuca), 32ª DP (Taquara) e a própria delegacia do Recreio dos Bandeirantes, além da Delegacia de Atendimento ao Turista, no Leblon, na Zona Sul.

*Sob supervisão de Natashi Franco