A Prefeitura do Rio iniciou hoje (31) o processo de derrubada da segunda construção do da extinta Universidade Gama Filho, em Piedade, na Zona Norte do Rio. O primeiro prédio foi demolido no dia 18 de outubro. O trabalho é mais uma etapa da preparação do terreno para a construção do Parque Piedade. O processo do derrubamento está sendo coordenado pela Subprefeitura da Zona Norte.
“Demolições e a posse dos terrenos são de extrema importância para que o projeto contratado pela empresa avance no seu desenvolvimento e possa o quanto antes ser entregue, para ser licitado e as obras terem início” relatou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
ABANDONO
A faculdade que já foi uma das melhores de medicina do Brasil recebia milhares de alunos antes de fechar as portas. O local, que era referência no combate à dengue, ficou tomado por mosquitos. As grades da universidade foram roubadas, os bueiros foram levados e o subsolo onde ficavam o cinema e o teatro, sofreu com inundações ao longo dos anos.
Até fevereiro deste ano, ainda havia acervo cadavérico do laboratório de anatomia espalhado pelo espaço. O subsolo, onde ficam o cinema e o teatro, sofreu com inundações ao longo dos anos (HYPERLINK https://www.band.uol.com.br/bandnews-fm/rio-de-janeiro/noticias/predio-da-universidade-gama-filho-comeca-a-ser-demolido-pela-prefeitura-do-rio-16548426).
A escola virou faculdade e viveu o apogeu na década de 80, quando o campus de Piedade, na Zona Norte do Rio, chegou a receber 30 mil alunos. O modelo de administração familiar não resistiu aos novos tempos. Endividada, em 2009, a Gama Filho conseguiu um empréstimo milionário, suficiente para pagar a dívida da época.
PARQUE PIEDADE
A antiga universidade vai ser transformada, em breve, no Parque Piedade, uma área pública de aproximadamente 18 mil metros quadrados que prevê um centro cultural, esportivo, educacional e de entretenimento, depois de quase uma década abandonado.
As obras de demolição dos 15 prédios da antiga Universidade Gama Filho para a construção do Parque Piedade, na Zona Norte, devem ser finalizadas até o final de dezembro.
Sob supervisão de Beatriz Duncan*