Serviço de moto por aplicativo faz sucesso e é alternativa para driblar trânsito

Pesquisa aponta que mais de 200 milhões de viagens foram realizados no Brasil desde 2020.

Rúbia Alpino*, Guilherme Nery* e Amanda Martins

Serviço de moto por aplicativo faz sucesso e é alternativa para driblar trânsito
Serviço de moto por aplicativo vira febre no Brasil.
Reprodução | TV Band

Uma pesquisa divulgada pelo aplicativo 99Moto mostra que mais de 200 milhões de viagens de moto já foram realizados no Brasil desde 2020.

61% das corridas foram solicitadas por jovens de 18 a 35 anos, a faixa etária que mais utiliza o serviço. No Rio de Janeiro, as corridas de motos são pedidas na maioria por mulheres: 58% contra 41% dos homens.

A expansão nos serviços de transporte por aplicativo incluindo as motos chegou ao Brasil em 2020. A alternativa surge como um transporte mais ágil e “mais direto ao ponto”.

Outro fator que atrai cada vez mais usuários é a potencial conexão das motos com o transporte público. A pesquisa da 99 aponta que 66% dos seus clientes vão nas garupas para chegarem nas estações de trem, ônibus e metrô. Outros 96% acreditam que o serviço contribui significativamente para a mobilidade urbana nas grandes cidades.

Com toda essa “febre das motos” surgem questões comportamentais, como a dúvida sobre qual é a forma correta de se segurar na garupa, quanto tempo se ganha ao ir de moto invés de carro, entre outras.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.