29 pessoas testam positivo para Covid dentro de cruzeiro Costa Fascinosa

A embarcação atracou nesta quinta-feira (6) no Rio de Janeiro

Beatriz Duncan

O embarque de cruzeiros está suspenso voluntariamente até o dia 21 de janeiro Everton Alves
O embarque de cruzeiros está suspenso voluntariamente até o dia 21 de janeiro
Everton Alves

Desembarcou no Pier Mauá, na manhã desta quinta-feira (06), o cruzeiro Costa Fascinosa, que veio do Porto dos Santos para o Rio de Janeiro. A bordo, 29 pessoas testaram positivo para a Covid-19, sendo 18 passageiros e 11 tripulantes. Todos apresentam sintomas leves e estão em isolamento. O desembarque aconteceu depois da liberação da Anvisa.

O casal Carlos Roberto Moreira e Giorgiane Rocha estava no Rio de Janeiro para passar a virada do ano. Há um dia da viagem, eles receberam a notícia que o roteiro estava cancelado.

“Um dia antes da viagem nós ficamos sabendo (do cancelamento) via telefone. Não foi nenhum documento oficial. A Costa nos ligou por conta da decisão do Governo Federal e do Ministério da Saúde e nos perguntou se a gente queria remarcar a viagem ou pegar os recursos de volta. Tem toda a frustração. Eu paguei esse pacote por praticamente um ano. Agora esse período até o dia 14 que seria o fim da viagem, a gente vai ter que bancar no Rio de Janeiro. O prejuízo foi extravagante”, explicou Carlos Roberto.

Em nota, a Costa Crociere, empresa responsável pelo Costa Fascinosa, afirmou que “conforme planejado e acordado e em estreita colaboração com as autoridades locais e a ANVISA iniciará o desembarque dos hóspedes assim que autorizado. A companhia fornecerá apoio logístico para o deslocamento seguro e tranquilo dos hóspedes às suas cidades de origem.”

Esse é o segundo navio a atracar no porto do Rio com passageiros positivados. No início da semana, o MSC Preziosa chegou à cidade com 33 casos de coronavírus. A embarcação estava em rota para a Bahia, quando precisou retornar por conta de medidas de segurança do estado. No último domingo (2), o mesmo cruzeiro desembarcou outras 28 pessoas com testes positivos para a Covid-19.

Os embarques em navios estão suspensos de forma voluntária pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos até o dia 21 de janeiro.

PREJUÍZO MILIONÁRIO PARA A ECONOMIA CARIOCA

Por conta da suspensão, causada pelo boom no número de casos de Covid-19 no município, o Pier Mauá estima que a cidade deixará de receber 25 mil turistas e um total de US$7.5 milhões.

De acordo com o Pier, em outubro, protocolos foram aprovados para evitar a contaminação de casos de coronavírus nas embarcações. Atualmente, todos os passageiros que acessam o local precisam apresentar comprovante de vacinação, fazer o uso de máscaras e apresentar testes negativos no prazo de 72h.