Band Rio

Sócio do Faraó dos Bitcoins é preso pela PF na Barra da Tijuca

Tunay Pereira Lima foi transferido para o um presídio em Benfica

Pedro Cardoni (sob supervisão de Natashi Franco)

Tunay era um dos principais sócios da GAS Consultoria, empresa de Glaidson Acácio dos Sant
Tunay era um dos principais sócios da GAS Consultoria, empresa de Glaidson Acácio dos Sant
Reprodução

Tunay Pereira Lima, sócio do Faraó dos Bitcoins, foi preso pela Polícia Federal em um condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (5). O criminoso cumpria prisão domiciliar desde janeiro deste ano. Depois de ser detido, deu entrada no sistema penitenciário pelo Presídio José Frederico Marques, em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A prisão domiciliar de Tunay foi revogada pelo ministro Jesuíno Rissato do Superior Tribunal de Justiça, depois que ele entendeu que os efeitos da pandemia de Covid-19 não trariam mais risco para a saúde do réu. Na mesma decisão, a esposa de Tunay, também condenada, teve a prisão domiciliar mantida por cuidar da filha, de 15 anos, e da mãe, de 78 anos.

Na época da prisão, foi encontrada na casa de Tunay uma grande quantidade de dinheiro. A "Operação Kryptos" da Polícia Federal, em agosto de 2021, apreendeu mais só com Tunay R$ 14 milhões, 193 mil euros e 16 mil dólares. Os valores arrecadados na casa dele foram os maiores em dinheiro da operação.

Tunay era um dos principais sócios da GAS Consultoria, empresa de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o "Faraó dos bitcoins". A empresa operava um esquema criminoso de pirâmide financeira e prometia lucros de 10% em investimentos no mercado de criptomoedas. Em 2021, a GAS foi alvo de operações da Polícia Federal e do Ministério Público.

Ao todo, além de Tunay e Glaidson, outras 15 pessoas vão responder por crime contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa.