O Supremo Tribunal Federal considerou válida, nesta quarta-feira (05), a apreensão de 695 quilos de cocaína escondidos dentro de mangas em um galpão no Porto de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio. A apreensão aconteceu em setembro de 2022, durante uma ação de inteligência da Polícia Civil e da Polícia Federal, que desarticulou uma das maiores quadrilhas em operação no envio de drogas para a Europa.
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região anulou a apreensão em abril deste ano, por falta de mandado de busca por parte da polícia que encontrou a droga. A decisão também revogou a prisão em flagrante de três traficantes. O STF, no entanto, avaliou que havia suspeitas concretas de tráfico internacional de drogas, o que dispensa necessidade de ordem judicial.
A carga de droga seria enviada para a Europa dentro de mangas. Os traficantes retiraram o caroço e a polpa da fruta, preencheram com cocaína e mantiveram apenas a casca, para que a droga fosse enviada sem ser percebida. Segundo a investigação, a quadrilha utilizava contêineres refrigerados para dificultar a fiscalização.
*Sob supervisão de Natashi Franco