Surfista resgata salva-vidas em São Conrado, na Zona Sul

Vídeos de Renan Sousa se lançando ao mar viralizaram nas redes sociais

Felipe de Moura*

Um helicóptero retirou o militar do mar Reprodução
Um helicóptero retirou o militar do mar
Reprodução

O bodyboarder Renan Sousa, resgatou um salva-vidas durante uma ressaca em São Conrado, na Zona Sul do Rio, na última sexta (16). Os vídeos da ação viralizaram nas redes sociais. A história foi contada em primeira mão pela TV Band. O militar tinha entrado no mar para salvar outro bodyboarder, mas acabou precisando de ajuda. Durante o salvamento, acontecia uma etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard no local.

“Eu estava num momento de descanso e do nada vejo todo mundo olhando para o canto da pedra, onde tem essa corrente que os atletas têm medo de chegar porque a corrente é muito forte. Aí eu vi que tinha um atleta sendo tragado pela corrente, vi que ele estava nervoso. O jet ski não ia colocar a máquina na água porque eles falaram que não tinha condição. Aí eu peguei a primeira prancha que vi, com pé de pato, e fui atrás. Segui bem no cantinho da pedra, porque eu vi que a corrente estava. Eu fui muito rápido até onde ele estava. Ele estava além do desespero. Estava se entregando já”, disse o surfista Renan Sousa.

Veja o momento em que Renan se lança ao mar:

Renan também contou como conseguiu reanimar o salva-vidas.

“Eu cheguei gritando para ele. Falei: não cara, vamos embora, continua nessa mesma direção, vamos seguir a corrente. Vamos para lá, segura. Aí ele não respondia. Eu bati nas costas dele e fui empurrando e gritando, perguntando se ele estava com força ainda. Aí ele conseguiu voltar para a realidade. Viu que tinha energia ainda para continuar. E aí fomos saindo da pior parte. Ele estava meio em choque. Chegou o helicóptero, e ele foi retirado”, complementou o surfista.

Agentes do 3º Grupamento Marítimo (3° GMar), com o apoio de moto aquática e de um helicóptero, finalizaram o resgate. O bodyboarder foi carregado até a areia, atendido pelos bombeiros e levado ao Hospital Municipal Miguel Couto, com ferimentos leves.

A Marinha do Brasil (MB) emitiu um alerta neste domingo (17) com previsão de ondas de até 2,5 metros na orla da cidade desde a madrugada até as 9h de segunda-feira (18).

A reportagem não obteve resposta do Corpo de Bombeiros até o fechamento da matéria sobre o uso de motos aquáticas para o salvamento do bodyboarder.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco