Três pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (15) acusadas de aplicar um golpe de empréstimo consignado. Agentes da Delegacia de Defraudações cumpriram três mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em inquérito policial instaurado para apurar crimes de estelionato e organização criminosa. De acordo com a investigação, o prejuízo das vítimas passou da casa dos milhões de reais.
Segundo a Polícia Civil, as empresas que aplicavam o golpe prometiam uma "bonificação" de aproximadamente 10% para as vítimas, caso transferissem as dívidas dos empréstimos para as empresas dos integrantes da organização criminosa. As empresas se comprometiam em quitar as parcelas dos contratos de empréstimos anteriores no prazo de 12 meses, entretanto, após determinado momento, paravam de pagar as prestações das parcelas.
De acordo com a investigação, a maioria das vítimas eram servidores públicos. O grupo atuava no Rio de Janeiro e em outros estados.
Luiz Gustavo de Oliveira Fernandes, Mayara Cristina Oliveira de Souza e Victor Hugo Ferreira de Souza foram presos preventivamente. Segundo a Polícia, os criminosos postavam fotos em suas redes sociais em locais diferentes para tentar enganar os policiais e para dificultar a localização.
*Sob supervisão de Natashi Franco