Uso de máscaras em academias continua obrigatório no Rio

Medida mais restritiva do estado é a que vale no combate à Covid-19

Beatriz Duncan (sob supervisão)

Uso de proteção facial segue obrigatório em todos os ambientes fechados Reprodução/Agência Brasil
Uso de proteção facial segue obrigatório em todos os ambientes fechados
Reprodução/Agência Brasil

Depois da Prefeitura do Rio autorizar a retirada de máscaras em academias, piscinas e centros de treinamento do município, o Governo do Estado afirmou que a medida não está valendo. É que na verdade o que vale é a regra mais rígida. No estado do Rio, o uso de máscaras em qualquer ambiente fechado segue sendo obrigatório. Ou seja, mesmo com o decreto publicado hoje (17) em Diário Oficial, o uso é obrigatório na capital fluminense.

Com o avanço da vacinação na cidade, o comitê científico da Secretaria Municipal de Saúde vem estudando a melhor forma de flexibilizar a proteção facial. Inicialmente, com 75% da população total carioca imunizada com as duas doses, a flexibilização seria geral em ambientes fechados, mas isso não aconteceu. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou no Boletim Epidemiológico da última sexta (12) que voltou atrás na decisão

Desde então, todas as outras medidas de segurança contra a Covid-19 no município foram derrubadas como, por exemplo, distanciamento, capacidade máxima de lotação em ambientes fechados além de uso de máscaras em ambientes abertos. Transportes públicos e de aplicativo já podem funcionar com janelas fechadas e ar condicionado ligado.