Vacinação contra a gripe volta nesta sexta-feira (10) no Rio

As 400 mil doses doadas pelo Instituto Butantan já chegaram ao Estado

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Vacinação voltou nesta sexta-feira (10) Foto: Reprodução/TV Bandeirantes
Vacinação voltou nesta sexta-feira (10)
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

A vacinação contra a gripe foi retomada nesta sexta-feira (10), no município do Rio. O programa havia sido interrompido na última sexta-feira (3) por falta de doses. As 100 mil doses, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, chegaram ao Estado durante a semana, foram distribuídas e hoje a vacinação está de volta.

“Eu esperei (muito pela volta da vacinação), porque eu não posso ficar sem (a vacina) por eu ser cuidadora. Eu tenho essa preocupação. E foi um alívio (a vacinação ter voltado), porque aí eu trabalho com mais segurança, porque eu sei que eu não vou transmitir e nem pegar nenhum vírus, senão eu fico sem trabalhar também”, relatou a cuidadora de idosos, Denise Alves Ribeiro.

O Governo de São Paulo, através do Instituto Butantan, enviou mais 400 mil doses para o Rio de Janeiro. A remessa chegou nesta sexta-feira para reforçar o estoque do município contra a doença.

O Rio deixou de enfrentar um surto de gripe e passa a combater uma epidemia, pois os casos deixaram de se concentrar apenas em locais específicos e se espalharam, em grande quantidade, por todo o município.

O número de casos de síndromes gripais subiu 2.647% em 15 dias. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz o número de internações por Influenza já ultrapassou as internações por Covid-19.

A Prefeitura do Rio inaugurou hoje (10) o terceiro centro de atendimento a pacientes com sintomas de gripe, na Vila Olímpica Félix Miele Venerando, em Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio. Os outros dois polos estão localizados no Complexo do Alemão, na Zona Norte, e no Parque Olímpico, na Zona Oeste. O objetivo é aliviar o alto fluxo de pacientes de síndrome gripal nas unidades de saúde.