Vacinação de crianças de 3 e 4 anos começa na Capital Fluminense

O período recomendado entre as duas doses da campanha é de 28 dias

Pedro Cardoni*

O imunizante que vai ser aplicado nas crianças é o CoronaVac José Cruz/Agência Brasil
O imunizante que vai ser aplicado nas crianças é o CoronaVac
José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira(15), as crianças de três e quatro anos começam a ser vacinadas contra a Covid-19 na Capital Fluminense. O imunizante utilizado vai ser o CoronaVac.

A imunização do grupo deve durar até o final da próxima semana. Entre hoje (15) e a próxima terça-feira (19), serão vacinadas as crianças de quatro anos de idade. Já entre a próxima quarta-feira (20) e sexta-feira (22), meninos e meninas de três anos vão poder receber a vacina.

Para completar o esquema vacinal das crianças, também está prevista a aplicação de uma segunda dose do imunizante. O período recomendado entre as doses é de 28 dias.

O calendário foi anunciado pelo prefeito Eduardo Paes nas redes sociais. O anúncio foi feito depois da liberação da vacinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

VACINAÇÃO NO RIO

De acordo com dados do Observatório Epidemiológico da cidade do Rio de Janeiro (EpiRio), 99,9% da população carioca maior de 18 anos já se vacinou com a primeira dose e 99,8% com as duas doses ou dose única.

Cerca de 72% da população maior de 18 anos também já tomou a primeira dose de reforço. Entre os adultos com mais de 40 anos de idade, o número de pessoas que já tomou a segunda dose de reforço é de 42,2%.

A vacinação de crianças de 5 anos ou mais também têm altos índices no painel. Cerca de 98,9% delas já recebeu a primeira dose e 94,4% recebeu a segunda dose do imunizante.

Ao todo, mais de seis milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina, mais de cinco milhões receberam a segunda dose, quase quatro milhões receberam a primeira dose de reforço e mais de um milhão de pessoas se vacinou com a segunda dose de reforço.

QUEM PODE SE VACINAR?

A primeira dose dos imunizantes contra a Covid-19 está disponível para todas as pessoas com mais de três anos. Já para a segunda dose, está disponível a vacinação de pessoas com mais de cinco anos de idade, respeitando o período recomendado entre doses.

A primeira dose de reforço pode ser tomada pela população maior que 12 anos, com intervalo de pelo menos quatro meses desde a última dose. Adultos com mais de 40 anos podem receber a segunda dose de reforço depois do intervalo de quatro meses. Além disso, trabalhadores da saúde maiores de 18 anos também já podem receber o imunizante.

*Estagiário sob supervisão de Stephanie Mendonça