Vacinação infantil contra Covid-19 é suspensa no município do Rio

Secretaria Municipal de Saúde aguarda chegada de nova remessa de doses

Beatriz Duncan

Até o momento, mais de 87% da população carioca, acima de 5 anos, foi vacinada Agência Brasil
Até o momento, mais de 87% da população carioca, acima de 5 anos, foi vacinada
Agência Brasil

Está suspensa a vacinação de crianças de 7 anos ou mais, contra a Covid-19, no município do Rio. A Secretaria Municipal de Saúde informou, na tarde desta segunda-feira (31) que a capital fluminense está com falta de doses para aplicar a campanha de imunização. O calendário só será retomado com o envio de uma nova remessa do Ministério da Saúde.

Desde o dia 17 de janeiro, crianças de até 11 anos estavam sendo vacinadas. O calendário estava funcionando por idades e, a partir de amanhã, funcionaria de forma escalonada entre meninos e meninas. A expectativa era de imunização desta faixa etária, com a primeira dose, até meados de fevereiro.

CAMPANHA DEPENDE DE DOSES

A vacinação já havia sido paralisada anteriormente, logo no início da campanha infantil. A retomada para aqueles de 10 anos ou mais aconteceu no último dia 26, com a chegada de 100 mil doses de Coronavac no município.

IMUNIZANTES APLICADOS

Até o momento, apenas a Coronavac e a Pfizer estão sendo aplicadas. Ambas têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com comprovação de segurança e eficácia.

O esquema vacinal das duas tem intervalos diferentes. Para a Coronavac, a primeira e segunda dose devem ter 28 dias de diferença e para a Pfizer, dose pediátrica, a aplicação tem diferença de 8 semanas.