Band Rio

Vacinação infantil contra Covid deve ser retomada na próxima semana

Cidade do Rio será abastecida com 123 mil novas doses

Pedro Caruso (sob supervisão de Natashi Franco) 21/01/2022 • 15:14
Menina recebe imunizante contra Covid
Menina recebe imunizante contra Covid
Reprodução: TV Band

Na próxima segunda-feira (24), serão entregues 123 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 à Secretaria de Saúde do Rio: 90 mil da Coronavac e 33 mil da Pfizer. O reabastecimento do estoque de imunizantes na capital possibilitará a retomada do calendário infantil de vacinação.

A expectativa da Prefeitura é de vacinar meninos e meninas de 10 anos já na quarta-feira (26).

“Com a chegada das novas doses, na semana do dia 31 o calendário segue normalmente, como estava previsto anteriormente. Se chegarem mais doses, a gente antecipa”, detalhou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.

A programação inicial prevê que meninas de 7 anos sejam imunizadas no dia 31 de janeiro. Com a liberação do uso da Coronavac para vacinar o público de 6 a 17 anos, crianças de 5 anos poderão receber somente o imunizante da Pfizer.

A cidade do Rio registrou 857 hospitalizações na manhã desta sexta-feira (21), o que representa um aumento de 3.600% em relação ao primeiro dia do ano, quando apenas 23 pacientes estavam internados.

88% dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva não se vacinaram – ou estão com o esquema vacinal incompleto. O Ministério da Saúde deve abrir, nos próximos dias, mais 250 leitos no Hospital Federal de Bonsucesso e 150 no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Cerca de 650 mil pessoas já poderiam ter tomado a dose de reforço, mas ainda não fizeram. O número de casos confirmados de Covid-19 na cidade voltou a atingir um novo recorde nesta quinta-feira (20), chegando a mais de 17 mil ocorrências em 24 horas.

Vale destacar que a testagem também cresceu mais de 48 vezes em relação ao ano passado.