Band Rio

Vacinação infantil contra Covid deve ser retomada na próxima semana

Cidade do Rio será abastecida com 123 mil novas doses

Pedro Caruso (sob supervisão de Natashi Franco)

Menina recebe imunizante contra Covid
Menina recebe imunizante contra Covid
Reprodução: TV Band

Na próxima segunda-feira (24), serão entregues 123 mil novas doses de vacina contra a Covid-19 à Secretaria de Saúde do Rio: 90 mil da Coronavac e 33 mil da Pfizer. O reabastecimento do estoque de imunizantes na capital possibilitará a retomada do calendário infantil de vacinação.

A expectativa da Prefeitura é de vacinar meninos e meninas de 10 anos já na quarta-feira (26).

“Com a chegada das novas doses, na semana do dia 31 o calendário segue normalmente, como estava previsto anteriormente. Se chegarem mais doses, a gente antecipa”, detalhou Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.

A programação inicial prevê que meninas de 7 anos sejam imunizadas no dia 31 de janeiro. Com a liberação do uso da Coronavac para vacinar o público de 6 a 17 anos, crianças de 5 anos poderão receber somente o imunizante da Pfizer.

A cidade do Rio registrou 857 hospitalizações na manhã desta sexta-feira (21), o que representa um aumento de 3.600% em relação ao primeiro dia do ano, quando apenas 23 pacientes estavam internados.

88% dos pacientes em Unidade de Terapia Intensiva não se vacinaram – ou estão com o esquema vacinal incompleto. O Ministério da Saúde deve abrir, nos próximos dias, mais 250 leitos no Hospital Federal de Bonsucesso e 150 no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho.

Cerca de 650 mil pessoas já poderiam ter tomado a dose de reforço, mas ainda não fizeram. O número de casos confirmados de Covid-19 na cidade voltou a atingir um novo recorde nesta quinta-feira (20), chegando a mais de 17 mil ocorrências em 24 horas.

Vale destacar que a testagem também cresceu mais de 48 vezes em relação ao ano passado.