Começa em dezembro a "Semana de Direitos Humanos - Construindo Caminhos Solidários" que conta com dois nomes de peso do ativismo brasileiro, Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti 2024, na categoria "Educação", com o livro "Como ser um educador antirracista" e Eliane Potiguara, primeira escritora indígena do Brasil a obter uma petição no 47º Congresso dos Índios Norte-Americanos.
O evento, que vai dos dias 09 a 14, conta com uma programação que inclui palestras com especialistas na defesa de direitos, painéis, apresentações de trabalhos, exposições de desenhos e produção textual de estudantes envolvendo a temática antirracista, apresentações culturais e artísticas, e a doação de alimentos aos mais vulneráveis.
A abertura da Semana será nesta segunda-feira (09) às 14h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, e contará com a presença de autoridades como o Prefeito de Niterói, Axel Grael, a Secretária de Direitos Humanos e Cidadania Elana Costa, e de Eliel da Silva Moura, o Represente Regional da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura.
Teremos palestras e o festival raízes da diversidade, além de shows musicais celebrando a cultura como um direito. O objetivo é promover a conscientização, o engajamento comunitário e celebrar as conquistas e desafios da luta pelos direitos humanos
Disse Elana Costa sobre o evento.
O encerramento do primeiro dia ainda conta com a apresentação do cantor, compositor e pianista pernambucano Zé Manoel, indicado ao Grammy Latino em 2021.
Programação da Semana de Direitos Humanos de Niterói:
09/12 – Cerimônia de Abertura e palestras com a Profª Drª Bárbara Carine e a Profª Eliane Potiguara – Sala Nelson Pereira dos Santos (14h)
10/12 – Festival Raízes da Diversidade – MAC (13h)
12/12 – Simpósio Direitos Humanos e Cidadania – Auditório da Faculdade de Economia da UFF – Gragoatá (09h30)
13/12 – Seminário de Saúde da População Migrante, Refugiada e Apátrida – Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFF - Centro (9h)
13/12 - Rota de Direitos para a população Migrante, Refugiada e Apátrida – Cúpula do Caminho Niemeyer (9 h às 15h)
14/12 – Samba da Diversidade – Grupo Moça Prosa (10h) - Ao lado do Terminal Rodoviário João Goulart (Centro)