Band Rio

Visitas mediadas para deficientes são oferecidas pelo Museu do Amanhã

O projeto vai ter duração até novembro deste ano

Pedro Cardoni* 28/05/2022 • 17:00
Museu do Amanhã vai promover visitas inclusivas até novembro
Museu do Amanhã vai promover visitas inclusivas até novembro
Albert Andrade

A iniciativa “Entre Museus Acessíveis” vai promover visitas com pessoas com deficiência visual e auditiva no Museu do Amanhã e no Museu da República. O objetivo do projeto é promovera inclusão no acesso à cultura.

Os participantes do projeto vão conhecer o Museu do Amanhã, nas sextas-feiras, e o Museu da República, nas quartas-feiras. As visitas vão ser mediadas por guias, educadores e intérpretes. O projeto vai durar até o mês de novembro.

"A acessibilidade não deve ser pensada somente de forma arquitetônica, mas também de forma estética, de forma a estruturar toda a experiência do visitante no espaço”, afirmou Camila Oliveira, Coordenadora de Educação do Museu do Amanhã.

Além disso, o projeto também vai promover passeios de bicicleta pela orla no último sábado de cada mês. Bicicletas adaptadas, intérpretes de Libras e instrutores para o público com deficiência visual vão acompanhar o grupo.

Os passeios podem acontecer em grupos de 15 a 20 pessoas e os interessados, sejam grupos individuais ou instituições, podem fazer o agendamento a partir do e-mail visitas@museudoamanha.org.br.  

O "Entre Museus Acessíveis" existe desde 2017 e engloba atividades com escolas parceiras da região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio, no Museu do Amanhã. Em 2020, devido ao isolamento social, a iniciativa ganhou uma versão digital com produção de conteúdos audiovisuais do Múseu do Amanhã e outros museus parceiros.

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco