Entretenimento

'Ainda Estou Aqui': as principais dúvidas sobre o filme brasileiro ovacionado em Veneza

Longa-metragem de Walter Salles se destaca em pesquisas no Google após estreia de sucesso no festival de cinema

Por Luccas Balacci

A estreia de sucesso no Festival de Cinema de Veneza fez com que o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, fosse um dos assuntos mais pesquisados pelos brasileiros no Google nesta segunda-feira (2).

O drama, exibido pela primeira vez em sessão no domingo (1), foi ovacionado pela plateia presente por mais de 10 minutos. Um vídeo do momento flagra o diretor e os atores emocionados com o momento.

A Sala Digital, parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Google, separou com exclusividade as principais dúvidas dos brasileiros sobre o filme “Ainda Estou Aqui” e o Festival de Cinema de Veneza. Confira abaixo as perguntas e, claro, as respostas!

Onde assistir Ainda Estou Aqui? / Quando estreia Ainda Estou Aqui?
O filme não tem previsão de estreia no Brasil. Após o Festival de Cinema de Veneza, ele terá exibições em festivais em Toronto, no Canadá, e Nova York, nos Estados Unidos.

Ainda Estou Aqui foi filmado quando?
As filmagens do longa-metragem começaram em junho de 2023, no Rio de Janeiro. Para participar do Festival de Cinema de Veneza, as gravações tiveram que ser finalizadas após o dia 9 de setembro do ano passado.

Qual o enredo de Ainda Estou Aqui? / Quem é Eunice Paiva de Ainda Estou Aqui?
O longa-metragem é baseado em um livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e conta a história de Eunice Paiva, sua mãe, na década de 1970, em plena Ditadura Militar no Brasil. Ela se torna uma militante contra o regime após o sequestro e desaparecimento de seu marido, o deputado federal Rubens Paiva.

Como um filme entra no Festival de Veneza?
O filme “Ainda Estou Aqui” compete no Veneza 81, que é a seleção principal de filmes do Festival de Cinema de Veneza, com 21 longas participantes. Para chegar lá, o filme foi enviado pela produtora, que pagou uma taxa de inscrição. O departamento de cinema analisou o longa (e os demais inscritos) e selecionou aqueles que estão sendo exibidos durante o evento. Entre as exigências para participar está a de ser um filme finalizado a partir de 10 de setembro de 2023, além de ser inédito – não podendo ter sido exibido em nenhuma sala de cinema, pela internet ou em sessões privadas à imprensa, ou ainda em outros festivais e eventos da área.

Onde assistir o Festival de Veneza 2024? / Quando é o Festival de Veneza?
A única forma de acompanhar o evento é presencialmente, já que não há programação virtual. O festival teve início na quarta-feira, 28 de agosto, e será encerrado no próximo sábado, 7 de setembro.

Quem ganhou o Festival de Veneza?
Os vencedores do Festival de Veneza serão anunciados no sábado, 7 de setembro, último dia do evento. São oito categorias, sendo a principal o Golden Lion, ou Leão de Ouro, para o melhor filme, além de dois Silver Lions (Leões de Prata) para o querido do grande júri e o melhor diretor, dois Coppa Volpi para melhor ator e atriz e os prêmios especial do Juri, o de melhor roteiro e o de ator ou atriz revelação. O juri internacional é formado por até nove especialistas da área.

Quanto custa ir ao Festival de Veneza?
Com ingressos esgotados, sessões individuais custavam de 7 euros e 50 euros. Já a credencial para uma sala e horário específico iam de 160 euros a 1.600 euros! Até o fechamento dessa reportagem, ainda havia ingressos para sessões disponíveis no site oficial do evento.

Tópicos relacionados