Dia do Fã: o glossário dos termos usados pelos 'fandoms' nas redes sociais

Atenção, 'fandom'! Conheça expressões populares entre amantes da música nas redes sociais

Por Luccas Balacci

Dia 17 de março é Dia do Fã e o Melhor da Tarde entrou na festa com histórias de loucuras feitas por quem ama muito uma personalidade. O brasileiro, inclusive, é referência quando o assunto é fã, com o termo “come to Brazil” se tornando meme no mundo inteiro pela persistência do público em pedir shows de artistas internacionais.

Um levantamento da Sala Digital, parceria da Band com o Google, aponta que o Brasil é o sétimo país com maior interesse de buscas relacionadas ao termo “fã”, atrás de países da Ásia como Tailândia, Laos, Japão e Coreia do Sul, do Chile e do Reino Unido. Os dados consideram os últimos cinco anos de pesquisas na plataforma.

Glossário do fã

Nas últimas duas décadas, as redes sociais aprofundaram ainda mais as relações entre os fãs, que se conectam e dividem suas paixões em “FCs”, admitem ser “stans”, se comparam usando “charts”, fazem “fanfics” com teorias malucas e julgam “posers” e “haters” dentro dos seus “fandoms”. 

Não entendeu nada? A gente te ajuda! Preparamos um glossário que destaca alguns dos termos mais usados por fãs na internet.

  • Fandom: É a totalidade da comunidade de fãs. Se alguém dizer “o fandom da Taylor Swift”, está se referindo aos fãs da artista no geral. Muitas vezes, os fandoms tem seus próprios apelidos! Fãs de Taylor Swift são “Swifties”, os de Lady Gaga são “Little Monsters”, os de BTS são o Army (o “exército”), e por aí vai!
  • FCs: São grupos menores de fãs, o famoso “fã-clube”. Podem se organizar de diferentes formas, dependendo da geografia, ou por devoção a algum trabalho específico de um artista. Nas redes sociais, perfis “FCs” são responsáveis por organizar ações e divulgar notícias sobre a personalidade acompanhada.
  • Charts: As famosas “paradas musicais”, como listas da revista Billboard ou playlists de músicas mais ouvidas no Spotify. O termo também é usado pra se referir a fãs que são fissurados em números e performances dos artistas como argumento de defesa em debates nas redes sociais.
  • Stan: O fã “obcecado" por um artista, que vive em função da pessoa. O nome teve como influência a música “Stan” (2000), do rapper Eminem, que retrata um fanático pelo músico que acaba perdendo a sanidade na tentativa de ter contato com o ídolo.
  • Poser: É usado como acusação para o fã que diz admirar muito o artista, mas não o conhece tanto assim. O termo é subjetivo, já que cada um tem uma visão individual do que se pode considerar um “fã de verdade”. O importante é manter o respeito e não se achar melhor que o outro por saber os mínimos detalhes.
  • Hater: É aquele que gosta de criticar um artista, movido pela própria opinião ou pelo senso comum de parte do rebanho. Normalmente não tem muito a acrescentar além do ódio e perde a mão na persistência e peso das acusações.
  • Fanfic: São histórias ficcionais, escritas por fãs, em que artistas admirados são os protagonistas. Muitas vezes, os próprios fãs se colocam nas tramas – que incluem até relacionamentos. Nas redes sociais, o termo também é usado para definir “teorias” que os fãs fazem sobre planos dos artistas.

Tópicos relacionados