Natal em outubro? Decreto de Nicolás Maduro eleva buscas no Google

Presidente da Venezuela antecipou a data comemorativa no país para 1º de outubro

Da redação

A antecipação do Natal na Venezuela para 1º de outubro chamou a atenção dos brasileiros, que foram ao Google entender o caso. Segundo a ferramenta Google Trends, termos como “Maduro antecipa Natal” e “Nicolás Maduro Natal” tiveram um aumento repentino de buscas – indicando alta de ao menos 5.000%.

A medida exótica foi anunciada pelo presidente Nicolás Maduro na noite de segunda-feira (2), durante programa de auditório apresentado semanalmente por ele. "Está chegando em setembro e se diz: ‘Setembro já cheira a Natal’. Este ano, em homenagem e agradecimento a vocês, vou decretar o adiantamento do Natal para 1º de outubro. Chegou o Natal com paz, felicidade e segurança."

Essa é a terceira vez que o líder venezuelano antecipa a data do Natal, celebrado em todo o mundo em 25 de dezembro, em seu país. Em 2013, ano da morte de Hugo Chávez e da chegada de Maduro à presidência, o Natal foi antecipado para 1º de novembro. Já em 2020, na pandemia, a data foi celebrada em 15 de outubro, com liberação de recursos para compra de brinquedos.

O adiantamento do Natal é uma medida que busca apaziguar o clima tenso na Venezuela após as eleições presidenciais em julho. A comunidade internacional questiona a lisura do processo e a perseguição a opositores. O candidato da oposição, Edmundo González, teve o pedido de prisão aceito pela Justiça venezuelana acusado de diversos crimes, como instigação à desobediência às leis e formação de quadrilha. Ele nega todas as acusações.

Tópicos relacionados