PUBLICIDADE:

Sabado, 7 de abril de 2012 - 01h27      

O fantástico mundo da ciência ao alcance de todos

da redação

programacao@band.com.br

Para aprender brincando ou brincar aprendendo

 

Os paulistanos interessados no fantástico mundo da ciência tem um lugar onde procurar novidades e atividades. É a Estação Ciência - USP é um centro de ciências dinâmico e interativo que realiza exposições, cursos e outros eventos nas áreas de ciência e tecnologia. Tudo para popularizar a ciência e promover a educação científica de forma lúdica e prazerosa.

 

Para receber os visitantes a Estação Ciência tem uma equipe de estagiários, todos estudantes universitários, que auxiliam nos experimentos, fornecem informações e esclarecem dúvidas sobre as exposições. E a unidade tem acessibilidade a deficientes : cafeteria; auditório com 190 lugares, camarim e sala de controle totalmente equipada; salas multiuso para cursos, treinamentos e reuniões; sala de apoio ao visitante; mezanino para eventos e exposições temporárias; venda de materiais educativos e lembranças da Estação Ciência na bilheteria e proximidade de estacionamentos, estação de trem e terminal de ônibus.

 

A Estação Ciência funciona num conjunto de prédios construídos no início do século XX para abrigar uma tecelagem.  Esses galpões, na Rua Guaicurus, quase foram destruídos por um grande incêndio em 1936.  Reconstruídos logo depois, foram utilizados como posto de sementes da Secretaria da Agricultura do Estado e também utilizados por outros órgãos do Governo, até a década de 70. Ao longo dos anos, o edifício sofreu adaptações, como o acréscimo de um andar onde havia anteriormente uma altura de seis metros entre o piso e a cobertura. Nos anos 80 a população defendeu a utilização do espaço para uma atividade cultural, educacional. O Governo do Estado cedeu o uso de parte do imóvel ao CNPq e em 24 de junho de 1987 foi inaugurada a Estação Ciência. Em entendimentos posteriores, o Governo cedeu mais três módulos do edifício e finalmente os restantes, já na administração da Estação Ciência pela USP, que se deu a partir de 1990.

 

O publicitário Washington Olivetto criou voluntariamente o nome e o primeiro logotipo da Estação Ciência.  E por que "Estação"?  Porque o termo proporciona viagens ao mundo do conhecimento científico, conhecimento este que precisa ser alimentado sempre com novas pesquisas. E porque liga passado e futuro, educação e diversão.

A Estação Ciência fica na Rua Guaicurus, 1394, Lapa, próxima ao Shopping Center Lapa e ao Mercado Municipal da Lapa. Veja mais no site www.eciencia.usp.br.

 

 

ENVIE PARA UM AMIGO

Compartilhe:

Delicious

Yahoo My Web

Google Bookmark

Digg

Windows Live

Reddit

Stumbleupon

Twitter

A A

Tamanho do texto

PUBLICIDADE