Os cuidados com a pele e cabelos durante o tratamento do câncer

Neste Outubro Rosa, oncologista destaca a importância do autocuidado para a autoestima e qualidade de vida

Dra Maria Alzira Rocha

Vida e Saúde

Neste espaço, os profissionais do Instituto Vencer o Câncer trazem informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e novidades na prevenção, diagnóstico e tratamento dos diversos tipos de tumores.

Cuidados com a pele são importantes durante o tratamento oncológico
Cuidados com a pele são importantes durante o tratamento oncológico
Beate, por pixabay

O tratamento do câncer é uma fase desafiadora para qualquer pessoa, em todas as fases da vida. A manutenção das rotinas de autocuidado pode ajudar os pacientes a vivenciar este período de forma mais leve. 

Os tratamentos dermatológicos, por exemplo, são seguros quando realizados nos momentos corretos. Durante a quimioterapia, é recomendado evitar agulhamentos como botox e estimuladores de colágeno. Também é indicado ter cautela com peelings e lasers, pois podem causar manchas a depender do tratamento oncológico. 

Cuidados com a pele e com os cabelos

A rotina de skincare geralmente necessita ser adaptada, para diminuir os efeitos colaterais em cada caso, como a piora de manchas por sol ou ainda de lesões por pele ressecada. Manter o foco em hidratação e proteção solar são atitudes sempre importantes. 

A maquiagem pode ser feita, sempre após o uso do hidratante e do protetor. Mas a orientação é evitar o excesso de produtos, preferindo os hipoalergênicos e para peles sensíveis. 

A perda de cabelo, como se sabe, pode ocorrer durante alguns tratamentos. Certos tipos de quimioterapias são as mais relacionados à queda capilar. O uso da touca de resfriamento pode amenizar. Os pacientes devem preferir a utilização de produtos neutros/hipoalergênicos e evitar tinturas e alisamentos nesta fase.

O acompanhamento de profissionais é muito importante para garantir que os procedimentos sejam adequados ao tratamento. 

A beleza está além da aparência física. A jornada oncológica pode ser uma oportunidade para que os pacientes aprendam a se cuidar, a se amar mais, para acolher as mudanças e se fortalecerem.

Maria Alzira Rocha é médica oncologista no Hospital Israelita Albert Einstein e integrante do Comitê Científico do Instituto Vencer o Câncer