Apenas 16% das cidades no Brasil bateram meta de 80% de vacinação contra Covid

São Paulo foi o único estado brasileiro a atingir 90% de cobertura completa, segundo relatório da Oxfam Brasil

Da redação

Apenas 16% das cidades no Brasil bateram meta de 80% de vacinação contra Covid Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apenas 16% das cidades no Brasil bateram meta de 80% de vacinação contra Covid
Tânia Rêgo/Agência Brasil

Dos 5.568 municípios no Brasil, apenas 16% ultrapassaram a meta de 80% do público vacinado totalmente contra a Covid-19, segundo o novo relatório da Oxfam Brasil, divulgado nesta quarta-feira (23). A pesquisa também indica que, entre os estados, São Paulo é o único no país a atingir a meta de 90% com o esquema completo.

Roraima e Amapá foram os estados com menor cobertura vacinal, não chegando a 60%. A média nacional de vacinação da população ficou em pouco mais de 78%, segundo dados de outubro deste ano. O estudo mostra que cidades com baixo índice de desenvolvimento humano tiveram cobertura vacinal menor. 

No Sul do país, 30% das cidades apresentavam mais de 80% de vacinação completa, no Sudeste, 27,2%, no Centro-Oeste, 11,8%, no Nordeste 2,7% e na região Norte, apenas 1,1%. 

Para Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil, o relatório mostra como as desigualdades impactaram o direito à saúde dos brasileiros. “Especialmente as pessoas que vivem em cidades e estados mais pobres, nos quais as fragilidades no sistema de saúde são maiores”, analisa. 

O relatório aponta que grupos com maior vulnerabilidade no Brasil, como crianças, indígenas, negros, mulheres, idosos e pessoas de baixa renda foram mais impactados. Para Jefferson Nascimento, coordenador da área de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, a razão para a desigualdade foi "a má gestão da estratégia de enfrentamento da pandemia pelo governo federal”.