A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou por uma rede social que o SUS incorporou a vacina contra a dengue no calendário. Ainda de acordo com o anúncio da ministra, o volume de doses ainda é pequeno e por isso a princípio a pasta vai priorizar grupos mais vulneráveis.
“Incorporamos a vacina da dengue ao #SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela. Entretanto, as doses oferecidas pelo fabricante são poucas para o tamanho da população. Teremos que priorizar áreas e grupos mais vulneráveis”, escreveu a ministra no X, antigo twitter.
Nísia também disse que o ministério estuda a transferência da tecnologia da vacina para mais laboratórios para que a produção do imunizante cresça.
“Estamos discutindo uma transferência de tecnologia com a empresa e é muito provável que consigamos um resultado positivo. Temos dois grandes laboratórios, Butantã e Fiocruz, com capacidade de produção para chegarmos à escala de que nosso país e população precisam.