OMS confirma mudança de nome da varíola dos macacos para 'Mpox'

Decisão foi tomada a partir de várias reuniões com países que pediram ao órgão a mudança de nome, além de aumento de linguagem 'racista e estigmatizante'

Da redação

OMS confirma mudança de nome da varíola dos macacos para 'Mpox' Débora F. Barreto-Vieira/Fiocruz
OMS confirma mudança de nome da varíola dos macacos para 'Mpox'
Débora F. Barreto-Vieira/Fiocruz

A Organização Mundial da Saúde informou na manhã desta segunda-feira (28) que passará a usar o termo “Mpox” como novo nome para a varíola dos macacos. Ambos os nomes poderão ser utilizados em um período de transição de até um ano.

Segundo a OMS, a decisão foi tomada a partir de várias reuniões, públicas e privadas, com países que levantaram preocupações e pediram ao órgão uma maneira de mudar o nome da varíola. Além de ter observado um aumento significativo de linguagem “racista e estigmatizante” em ambiente virtual. 

“As considerações para as recomendações incluíram justificativa, adequação científica, extensão do uso atual, pronúncia, usabilidade em diferentes idiomas, ausência de referências geográficas ou zoológicas e facilidade de recuperação de informações científicas históricas”, informou a OMS. 

Segundo a agência, o termo “Mpox” pode ser usado em todos os idiomas. Para a decisão, a OMS informou que durante o processo de mudança de nome ouviu vários órgãos de representantes de autoridades de 45 países diferentes. 

Em agosto, um grupo de especialistas globais convocado pela OMS concordou em novos nomes para as variantes do vírus Monkeypox, como parte dos esforços contínuos para alinhar os nomes da doença. 

Veja as novas orientações da OMS:

  • Adoção do novo sinônimo mpox em inglês para a doença;
  • Mpox se tornará um termo preferencial, substituindo monkeypox, após um período de transição de um ano. Isso serve para atenuar as preocupações levantadas por especialistas sobre a confusão causada por uma mudança de nome em meio a um surto global. Também dá tempo para concluir o processo de atualização da CID e para atualizar as publicações da OMS;  
  • O sinônimo mpox será incluído no CID-10 online nos próximos dias. Ele fará parte do lançamento oficial de 2023 do ICD-11, que é o padrão global atual para dados de saúde, documentação clínica e agregação estatística;
  • O termo “monkeypox” continuará sendo um termo pesquisável no CID, para corresponder às informações históricas.