Saúde

OMS pede mais ações para combater varíola dos macacos

No Brasil, há cinco casos confirmados da doença

Da Redação, com BandNews FM

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, nesta quarta-feira (15), as autoridades sanitárias a aumentarem as ações de vigilância para monitorar a varíola dos macacos. 

A BandNews FM conversou com o infectologista Alexandre Naime Barbosa, que participou da reunião em que a OMS se reuniu com representantes do setor da saúde de vários países.

Em entrevista à apresentadora Gabriela Mayer, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia relatou que o encontro também teve o objetivo de orientar os profissionais de saúde a detectarem casos da doença.

Segundo o médico, a varíola dos macacos tem se manifestado de maneira diferente da que era conhecida pelos médicos, dificultando o diagnóstico.

Naime Barbosa alerta que, ainda que não haja indicativo de contaminação comunitária no Brasil, o país deve reforçar o monitoramento e a população deve reforçar cuidados preventivos.

O infectologista explica que a máscara pode contribuir para evitar a circulação do vírus, mas aponta que a infecção se dá principal pelo contato de pele, nas áreas com as lesões típicas da varíola.

No caso de aparecimento de qualquer ferida, mesmo que seja apenas uma, o professor e pesquisador da Unesp orienta as pessoas a procurarem orientação médica e evitarem o compartilhamento de objetos como roupas, toalhas e roupas de cama.

No Brasil, há cinco casos confirmados da doença. Três pessoas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e uma do Rio Grande do Sul.  

Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Saúde descartou a morte pela doença em um paciente de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Tópicos relacionados